Ainda não sabe por quê dia 15 de agosto é feriado em BH? Entenda!

Reprodução/ Facebook
A catedral da Boa Viagem, igreja matriz da Arquidiocese de Belo Horizonte

Muitas pessoas confundem o motivo de o dia 15 de agosto ser feriado na capital. Para quem não sabe, nesta data, comemora-se o dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, a padroeira de Belo Horizonte. Esta é uma denominação de Maria, mãe de Jesus e a data ainda é conhecida como dia da Assunção de Nossa Senhora ou Glória de Nossa Senhora. Foi o dia em que ela teria subido aos céus, após sua morte.

O que muitos não sabem é que é feriado em Belo Horizonte por conta de uma lei municipal de 1967. Este documento torna oficiais quatro feriados religiosos na capital, são eles: Paixão de Cristo; 4 de junho, Corpus Christi; 15 de agosto, Assunção de Nossa Senhora e 8 de dezembro, Imaculada Conceição.

De acordo com o pároco da Igreja da Boa Viagem, padre Marcelo Silva, algumas pessoas relacionam o feriado de 15 de agosto com o de 8 de dezembro. Porém, essas duas datas não tem nada em comum. No dia 8 de dezembro, é comemorado o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que era um feriado nacional. Mas por falta de embasamento legal, essa data tornou-se apenas um feriado local, já que na capital havia muitos devotos da Santa.

O dia 12 de dezembro é a data de fundação de Belo Horizonte. É o aniversário da cidade. Para não ficarem dois feriados tão próximos – 8 e 12 de dezembro – no dia 8, é celebrado não só o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, mas também o aniversário de Belo Horizonte.  A ideia foi juntar dois feriados para serem comemorados em um mesmo dia, o que contribui para aumentar a confusão, já que muitas pessoas passam a acreditar que a padroeira de Belo Horizonte é Nossa Senhora da Conceição, esquecendo-se de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Interior da igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem (Reprodução/ Facebook)

Lojas e serviços fechados em BH, e agora?

Se você vai precisar de algum tipo de serviço neste feriado e não sabe como fazer porque na capital estará tudo fechado, não se preocupe. Algumas cidades da Região metropolitana de Belo Horizonte não têm a Nossa Senhora da Boa Viagem como padroeira. E, por isso, é considerado um dia em que o comércio e os serviços funcionam normalmente. Então, caso precise de algo em BH, mas encontre o estabelecimento com as portas fechadas, é só tentar encontrar o serviço na cidade mais próxima, como em Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Betim ou Contagem.

Em alguns casos, não é preciso ir muito longe, pois há ruas que passam de um município para o outro sem que as pessoas percebam. Este é o caso, por exemplo, da avenida Abílio Machado, que, em Contagem, ganha o nome de rua Imperial. Na Abílio Machado, as lojas, teoricamente, não abririam amanhã, mas na rua Imperial, estarão todas abertas. Um outro exemplo pode ser visto no bairro Marilândia, na região do Barreiro, em que a Rua Morungaba faz parte do município de Ibirité; já a Rua Clementina, paralela, pertence à capital.

Stephanie Mendes

Jornalista e redatora do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!