Empresários e vereadores querem Minascentro reformado, mas sem fechamento

Protesto aconteceu na entrada principal do Minascentro, na avenida Augusto de Lima

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-MG) realizou nessa quarta-feira (4) um ato de protesto contra o fechamento do Minascentro durante o período de reformas do espaço. A entidade entende que o Minascentro, a exemplo de hospitais e hoteis, pode ser reformados por partes, sem que seja necessário interromper totalmente seu funcionamento.

A ação contou com o apoio do deputado estadual Fred Costa (PT), do vereador Léo Burguês (PSL) e de outros vereadores que enviaram uma carta ao Governador de Minas pedindo esclarecimentos sobre o fechamento do centro de convenções. O objetivo do ato era sensibilizar o Governo do Estado e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) para a abertura de um possível diálogo sobre a reforma do espaço.

O protesto ocorreu na entrada principal do Minascentro. Em seguida, houve caminhada até a praça Raul Soares. Os setores de turismo e eventos tomaram conhecimento do fechamento do Minascentro, no final do mês de agosto, por meio de uma comunicação realizada pela Codemig.

“O Minascentro está caindo aos pedaços”

A situação gerou uma reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para que autoridades pudessem debater o tema. Segundo o diretor da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, o Minascentro precisa, urgentemente, de manutenção em sua estrutura.

Durante a reunião, Castello Branco exibiu imagens de cabos elétricos expostos, telhado em mau estado e cadeiras danificadas do Minascentro. “O Corpo de Bombeiros já advertiu que poderá interditar as instalações se a situação não for corrigida. O Minascentro está caindo aos pedaços. Não se pode mais adiar a reforma”, disse ele na época.

Desde então, a Abih-MG, assim como outras entidades, tem buscado estabelecer um diálogo junto a Codemig e ao Governo do Estado, para evitar o fechamento integral Minascentro durante a reforma.

“Realizamos um abraço simbólico ao prédio do Minascentro, participamos de uma audiência pública na Assembleia Legislativa e entregamos uma carta ao governador Fernando Pimentel, assinada por 38 dos 41 vereadores da Câmara Municipal, solicitando mais informações sobre o fechamento do Minascentro. Vamos chamar a atenção de toda a sociedade para essa questão”, afirma a presidente da Abih-MG, Érica Drumond.

Érica acrescenta que o setor tem se mobilizado a fim de buscar o diálogo e soluções conjuntas. “Entendemos a necessidade da mesma, mas desejamos que o Minascentro não seja fechado antes que o processo legal esteja concluído e seja de conhecimento de todos”, diz.

Codemig  mantém posição

Procurada pela reportagem, a Codemig disse, em nota, que os eventos do Minascentro prejudicados pela reforma serão realocados para o Expominas ou realizados no próprio Minascentro. O posicionamento é o mesmo publicado em 1° de setembro pelo órgão.

Veja nota na íntegra:

Não se trata de fechamento definitivo do Minascentro, mas somente suspensão temporária das atividades para reforma. Os eventos agendados até dezembro de 2017 que não puderem ser realocados para o Expominas Belo Horizonte ou outros locais, sem nenhum custo adicional para os organizadores, poderão ser realizados no Minascentro. Pontuamos que a reforma é estruturante, motivo pelo qual  há impossibilidade de se efetuá-la concomitantemente à realização de eventos.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!