Mostra Afro Barreiro abre a Semana da Consciência Negra; gratuito!

Semana da Consciência Negra está sendo comemorada em todo país

Fortalecer o empoderamento e a representatividade negra no Barreiro é o foco da Mostra Afro Barreiro Alforriado Matias. Neste domingo (19), acontecerão diversas atrações: feira de comida e artesanato, oficina, roda de conversa, cinema, artistas visuais, tattoo, dança, intervenções poética, DJs e shows, no intuito de enaltecer o acervo da riqueza cultural negra para comemorar a Semana​ ​da​ ​Consciência​ ​Negra​, com entrada gratuita.

Realizado pelo Instituto Macunaíma de Cultura, ​em todo o espaço do Viaduto das Artes​, o tema central do evento será uma homenagem à história do Alforriado Matias, no qual iremos refletir sobre o Barreiro do século XIX. O evento celebrará sua história e contará sua luta contra a opressão escravocrata. Além das rodas de conversa, a Mostra exibirá filmes e curtas, intervenções poéticas e shows.

Serviço

O que? Mostra​ ​Afro​ ​Barreiro​ ​Alforriado​ ​Matias
Quando? Domingo,​ ​19​ ​de​ ​novembro​ ​de​ ​2017, das​ ​10h​ ​às​ ​22h
Onde? ​Viaduto​ ​das​ ​Artes – Av.​ ​Olinto​ ​Meireles,​ ​45,​ ​Barreiro
Quanto? Entrada gratuita

Sobre​ ​Alforriado​ ​Matias

A grande fazenda do Barreiro, que ainda se chamava Vargem Grande e era administrada pelo escravocrata Major Cândido Brochado, líder do partido conservado​r liberal, mantinha muitos escravos na fazenda. Nesse momento, surge a figura do Alforriado Matias, que, ao ser contemplado pela Lei do Sexagenários (Lei 3.270 de 28 de setembro de 1885), tendo mais de 60 anos, teve seu direito de liberdade negado, e ainda foi vendido a outro senhor, a quem  serviu por décadas. Então, jurou vingança ao senhor de engenho e, durante um período, ficou em cativeiro, sendo alimentado e informado do paradeiro do Major. Ao saber da viagem do Major para Freitas, hoje região da Pampulha, fez justiça com as próprias mãos, culminando um processo que pode ter mudado o rumo da história do Barreiro.

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!