Dentista investigada por infecções após lipo de papada em BH é alvo de busca e apreensão

dentista investigada
A dentista está investigada após pacientes desenvolverem infecções depois da realização de lipoaspiração de papada (PCMG/Divulgação + Reprodução/Redes sociais)

Atualização às 09:13 do dia 24/04/2024 : Esta matéria foi atualizada para incluir o posicionamento da dentista Camilla Groppo, enviado pela advogada dela após a publicação.

A dentista Camilla Groppo foi alvo de busca e apreensão da Polícia Civil nessa terça-feira (23). A profissional está sendo investigada após pacientes desenvolverem infecções depois da realização de lipoaspiração de papada.

Durante a operação, policiais fizeram uma varredura nas clínicas onde a investigada trabalhava, localizadas no Centro de Belo Horizonte e no bairro de Lourdes, e também na casa dela, um condomínio de alto padrão na região Oeste da capital.

Foram recolhidos o aparelho celular e um tablet da dentista, além de diversos documentos, inclusive os prontuários das pacientes que deveriam estar no consultório, mas estavam guardados na residência da investigada.

Pacientes relatam infecções graves

A investigação teve início a partir de boletins de ocorrências que foram registrados pelas vítimas noticiando a realização do procedimento estético na clínica. Supostos erros médicos teriam resultado em um surto de bactérias, causando graves infecções em dezenas de pacientes.

À Polícia Civil, as mulheres informaram que tiveram sua saúde comprometida após a cirurgia. Muitas, inclusive, chegaram a ser internadas e submetidas a tratamento com antibióticos que pode durar anos.

A clínica foi interditada duas vezes pela Vigilância Sanitária e, durante as inspeções, documentos administrativos, relatórios e prontuários médicos das pacientes não foram localizados no endereço comercial, o que motivou a Polícia Civil a solicitar à Justiça os mandados de busca e apreensão.

“As investigações prosseguem com celeridade, tendo em vista o surgimento de novas vítimas, coleta de seus depoimentos e a necessidade de aguardar os resultados dos exames periciais realizados para concluir o inquérito policial”, disse delegado responsável pelo caso, Alessandro Carlos Rodrigues de Almeida Santa Gema.

O que diz a dentista?

Ao BHAZ, a advogada que defende Camilla Groppo disse que a dentista está comprometida “com a total elucidação dos fatos ocorridos” (leia na íntegra abaixo).

“Dra. Camilla Gropo nunca obstou nenhum acesso a qualquer documento ou informação solicitada, já tendo, inclusive, fornecido seus respectivos prontuários à Vigilância Sanitária de Belo Horizonte, conforme determinado pelo órgão”, diz Andresa de Oliveira e Resende, em nota.

A defesa da dentista também se manifestou sobre o anúncio de venda do apartamento dela e diz que o imóvel “já se encontra há algum tempo disponível no mercado imobiliário, tendo sido colocado à venda antes dos fatos em apuração”.

Nota da Camilla Groppo na íntegra

A Dra. Andresa de Oliveira e Resende, na condição de procuradora da Dra. Camilla Groppo, vem, em resposta à publicação veiculada reafirmar seu comprometimento com a total elucidação dos fatos ocorridos.

Reitera ainda que a Dra. Camilla Gropo nunca obstou nenhum acesso a qualquer documento ou informação solicitada, já tendo, inclusive, fornecido seus respectivos prontuários à Vigilância Sanitária de Belo Horizonte, conforme determinado pelo órgão.

Sobre o anúncio de venda do apartamento, informa que o imóvel já se encontra há algum tempo disponível no mercado imobiliário, tendo sido colocado à venda antes dos fatos em apuração. A Dra. Camilla tem família e reside em Belo Horizonte, não tendo nenhuma intenção de se mudar da cidade.

Em relação ao cumprimento de mandado de busca e apreensão ocorrido hoje (23/04/2024), ainda não temos como nos manifestar, haja vista que o procedimento ainda está em sigilo. Desta forma, considerando que a defesa ainda aguarda acesso ao conteúdo dos autos, e que sobre o mesmo se pronunciará legalmente, informa que as respostas serão dadas dentro do processo, através da mais lídima aplicação à ampla defesa e contraditório.

No mais, cumpre ressaltar que o ato transcorreu de forma pacífica e ordenada, vez que tudo quanto foi solicitado pelas autoridades foi apresentado sem nenhum embaraço. Como profissional, mulher e mãe, a Dra. Camilla Gropo é a maior interessada na correta e adequada apuração de todos os fatos, prezando pela ransparência e compromisso com a verdade!

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!