Brasileira presa nas Filipinas por narcotráfico pode ser condenada à morte

Brasileira presa nas Filipinas
Mais de 6 kg de cocaína foram encontrados na bagagem da moça (Raoul Esperas/ABS-CBN News)

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sábado (14) que está acompanhando o caso de Yasmin Fernandes Silva, de 20 anos, presa em outubro do ano passado, na cidade de Manila, capital das Filipinas, por tráfico internacional de drogas. Segundo o Itamaraty, a embaixada brasileira colocou um advogado para dar assistência jurídica à jovem natural de São Paulo.

De acordo com informações da Agência de Combate ao Tráfico do governo filipino, a brasileira foi presa no aeroporto internacional de Manila quando tentava entrar no país com aproximadamente seis quilos de cocaína. A droga estava escondida em um travesseiro. Segundo as autoridades locais, ela saiu de São Paulo e chegou ao país em um voo de Dubai, nos Emirados Árabes.

Brasileira presa nas Filipinas
Reprodução/Standards Daily
Brasileira presa nas Filipinas
Reprodução/Standards Daily

A prisão da brasileira coincide com a discussão sobre a volta da aplicação da pena morte para condenados por tráfico de drogas, estupro e homicídio nas Filipinas. Embora tenha sido abolida em 2006, a pena de morte é defendida pelo presidente Rodrigo Duterte, que prometeu cumprir a medida, uma de suas promessa de campanha.

Em entrevista à TV Bandeirantes, a avó materna de Yasmin contou que a neta morava com ela em uma casa humilde na zona norte de São Paulo e há um ano se mudou para Goiânia, onde, de acordo com a família, se envolveu com criminosos.

“É uma menina decidida, esforçada, ‘trabalhadeira’, mas se envolveu com pessoas com quem não deveria se envolver”, conta Aldeniza Miranda.

A avó ainda contou que a jovem tem bronquite e está com a saúde debilitada na cadeia. “Lá eles não dão nada. A água é suja, tem que comprar água para ela beber”, afirma.

Brasileiros executados na Indonésia

Em 2015, uma grande polêmica envolveu dois brasileiros que foram acusados de narcotráfico na Indonésia. Marco Archer e Rodrigo Gularte foram executados na prisão de Nusakambangan.

Com Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!