Vereador Gilson Reis é escolhido líder de Kalil na Câmara de BH

Reprodução/Facebook

O prefeito Alexandre Kalil (PHS) escolheu o vereador Gilson Reis (PCdoB) como líder de governo na Câmara Municipal de Belo Horizonte. A decisão foi tomada na noite dessa segunda-feira (23) em reunião na Prefeitura de Belo Horizonte com parlamentares e o secretário de Governo, Paulo Lamac (Rede).

Com a liderança de governo, Gilson Reis, que exerce o segundo mandato na Casa legislativa, fica responsável por articular votações e angariar apoio entre os demais vereadores a projetos de interesse do Executivo. Na avaliação dele, o prefeito Kalil deve contar com uma base formada por 30 parlamentares na Câmara.

Ao Bhaz, o comunista afirmou que vai dialogar e ouvir os pares do Legislativo na tentativa de destravar projetos de interesse da comunidade, como aqueles previstos no Orçamento Participativo.

“Na nossa conversa com Kalil ficou claro que ele não tem uma visão de grandes projetos, com polêmicas estruturais. Ele quer fazer o cotidiano”, avalia. “Dessa forma, não esperamos criações extraordinárias, mas sim projetos voltados às coisas que mais precisam na cidade, como saúde, educação e assistência”, declarou.

Reprodução/Facebook

Gilson Reis disse ainda que a escolha para a liderança de governo não partiu apenas do chefe do Executivo, mas “de uma posição dos principais líderes”.

“Eu, como professor e sindicalista, tenho uma posição de escutar, de negociar. Às vezes, tenho uma fala e uma posição muito firmes, o que pode parecer que não estou aberto. Mas, pelo contrário, sempre fui do diálogo”.

No Facebook, o comunista agradeceu a escolha do prefeito Alexandre Kalil, a qual ele atribuiu ter ocorrido em razão da sua atuação a favor das lutas sociais ao longo do primeiro mandato exercido na câmara.

“Agradeço o convite feito pelo prefeito Kalil para ser líder do governo na Câmara Municipal de Belo Horizonte, fazendo isso de maneira técnica, dado o conhecimento adquirido junto às lutas dos últimos anos em parceria com movimento sociais, servidores e com uma população comprometida”, diz em um trecho texto.

O vereador

Gilson Reis foi reeleito com 6.223 nas últimas eleições, em 2016. Ligado a pautas progressistas e a movimentos sociais, recentemente ele se juntou aos vereadores Pedro Patrus e Arnaldo Godoy, do PT; e às vereadoras Áurea Carolina e Cida Falabella, do PSOL, na tentativa de influenciar na escolha da presidência da Câmara.

Contrariando o posicionamento do grupo, o vereador Pastor Henrique Braga (PSDB) foi eleito para o cargo com 21 votos.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!