BHTrans estuda interditar o trânsito ao redor da Praça da Savassi aos domingos

Praça da Savassi
Reprodução/Flickr PBH

Um projeto elaborado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH) pretende interditar o trânsito da Praça da Savassi aos domingos e liberar o espaço para realização de atividades físicas e recreativas já a partir do próximo mês. As avenidas Getúlio Vargas, entre as ruas Rio Grande do Norte e Alagoas, e Cristóvão Colombo, entre Alagoas e Contorno, ficariam fechadas das 9h às 14h.

O diretor do Conselho Savassi da CDL-BH, Alessandro Runcini, explicou a proposta. “A ideia surgiu inspirada em ações idênticas que são feitas em BH e na avenida Paulista, em São Paulo. Nós queremos incentivar o convívio dos moradores da região. Pode parecer complexo, mas a ideia é pensar não só no comércio e, sim, em toda população. Fato que será um ganho mútuo”, conta.

Além de propôr a interdição da praça, o projeto prevê a realização de parcerias para montar um espaço voltado a crianças no local e promover eventos de pequeno porte. “Vamos fazer shows pequenos, como concertos de violino, música clássica etc. Serão ações para valorizar o ambiente e não para levar muito público ao local”, diz Runcini.

A proposta foi enviada aos órgãos municipais e agora está na agenda de propostas avaliadas da BHTrans. O órgão ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto, mas, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que o projeto está em análise, sem prazo para implantação.

Por outro lado, o representante da CDL/BH afirma que a ideia deve sair do papel no mês de março. “A proposta passou pela prefeitura, pela Belotur e agora está em fase final, aguardando alguns detalhes. O projeto não vai afetar o trânsito da região, afinal, em dias de domingo, o movimento não é grande na região. Acredito que, no próximo mês, colocaremos em prática”, afirma Runcini.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!