Pré-Carnaval se estende até o início da noite e termina com bombas de gás atiradas por policiais no Gutierrez

Gutierrez
Reprodução/YouTube

Um evento de pré-Carnaval terminou em confusão durante a noite deste domingo (19) no Gutierrez, na região Oeste de Belo Horizonte. Após a apresentação do bloco “Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro”, carros com som alto se aglomeraram em uma das principais praças do bairro. A Polícia Militar (PM) foi acionada e utilizou bombas de gás lacrimogênio para dispersar os foliões. Pessoas que estavam no local relataram que também houve disparo de balas de borracha.

De acordo com Ueli Sonderegger, morador da região, após o fim do bloco, por volta das 16h30, carros de som começaram a aparecer na Praça Leonardo Gutierrez. “Antes, tinham algumas crianças e o clima era de festa. Porém, depois, começou a chegar pessoas alcoolizadas e com carros de som. O barulho era tão alto, que tínhamos a sensação de que tudo estava tremendo em casa. Acredito que, por isso, alguns moradores acionaram a polícia”, conta.

Viaturas da PM chegaram ao local por volta das 19h30. Sonderegger acredita que a ação dos militares poderia ter sido mais bem arquitetada. “Podiam ter usado um megafone para visar as pessoas. Mas a ação dos policiais não foi delicada e nem exagerada. Algumas pessoas até revidaram e agrediram os policiais com pedras e garrafas. Mas, aos poucos, os militares conseguiram esvaziar a praça”, afirma.

Já para o estudante de jornalismo Thomaz Albano, que gravou cenas da confusão, a reação da PM foi desproporcional. “Haviam sim alguns carros de som e muitas pessoas no local. A Polícia Militar não pediu para que as pessoas se retirassem do local, apenas jogou bombas de gás e deu tiros de bala de borracha. Após isso começou o tumulto, pois a multidão começou a correr e, inclusive, no bar onde eu estava muitas pessoas saíram sem pagar devido à confusão”, diz.

A assessoria de comunicação da Polícia Militar informou que o evento no local estava marcado para terminar às 16h. Entretanto, após esse horário, carros com som alto começaram a se aglomerar no local. Segundo a corporação, os donos dos veículos foram avisados de que não poderiam executar música mecânica sem autorização municipal durante o período noturno.

Além disso, a PM informou que registrou cerca de 30 ligações via 190 denunciando furtos, roubos, uso de drogas, brigas e vandalismo no local. Sendo assim, houve a necessidade de dispersar o público. Ninguém foi preso e, no boletim de ocorrência, não há informação de feridos.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!