Suzane Richthofen pode cumprir restante da pena pela morte dos pais em liberdade

Reprodução/TV Record

Suzane von Richthofen foi condenada a 39 anos de prisão pela morte dos pais Manfred e Marísia em 2002. Ela cumpre pena em regime semiaberto desde 2015 e fez o pedido para migrar para o regime aberto no início deste mês.

A defesa de Suzane pediu para ir ao regime semiaberto e aguarda agora uma resposta da Justiça. Ainda não há prazo para julgamento do pedido. A detenta está no presídio de Tremembé, no interior de São Paulo.

Para conseguir o regime aberto, Suzane deverá comprovar que tem um trabalho com carteira assinada fora da prisão. De acordo com os advogados, isso não seria um problema, já que teria vaga garantida como costureira em uma presa em Angatuba (SP), onde o namorado vive. A oferta de emprego continuará disponível até a Justiça dar o parecer.

No pedido da defesa, é apontado que a detenta já cumpriu tempo suficiente de pena para conseguir benefício do regime aberto. Suzane von Richthofen cumpriu um sexto da pena no semiaberto. O documento ainda cita o “excelente comportamento da presidiária”, que é confirmado pela direção da penitenciária de Tremembé.

De acordo com cálculo da Secretaria da Administração Penitenciária, a data da mudança para o regime aberto seria em 4 de setembro de 2019, porém a defesa pede abatimento de 996 dias do tempo, por causa do trabalho de costureira que exerce dentro do presídio. Além disso, a presidiária também atuou como auxiliar de enfermagem e copa.

O pedido foi entregue ao Ministério Público, que deve entregar um parecer até o final da próxima semana. A análise do processo deve servir de base para a decisão final da Justiça.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!