Camelôs se negam a deixar o Centro e protestam na capital; trânsito complicado

Reprodução/Twitter/Roger Machado Maia‏/ @lucao_maia

Um grupo de camelôs se negou a deixar o Centro de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (3), e uma manifestação começou a ser organizada nos arredores da Praça Sete. Segundo a BHTrans, por volta das 11h17, o trânsito foi fechado em  três pontos da região. A ação dos ambulantes é contra a retirada prevista pela Prefeitura da capital no projeto que tenta levá-los para shoppings populares. O Bhaz acompanha os desdobramentos da proposta desde o início.

O número de camelôs envolvidos na manifestação ainda não foi confirmado. Pelo menos 400 agentes participam da ação que teve início às 6h, entre eles estão fiscais, guardas municipais, funcionários da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e agentes da própria BHTrans. Houve tumulto e a PM dispersou parte do grupo com spray de pimenta.

No fim do mês passado, vereadores visitaram os shoppings populares Caetés e Tupinambas, na região central de Belo Horizonte, para verificar as estruturas e condições de seu funcionamento. A visita técnica foi motivada por relatos e denúncias de ex-camelôs que se tornaram lojistas em centros comerciais da capital. A ação também fez parte do projeto para levar os ambulantes para dentro dos estabelecimentos. A proposta tem gerado controvérsias.

Aguarde informações

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!