Waack é demitido da Globo após declaração racista: ‘encerramento consensual de contrato’

Reprodução/Instagram/Globo

O jornalista William Waack foi oficialmente desligado da Globo. A emissora emitiu um comunicado nesta sexta-feira (22) informando a rescisão do contrato com o ex-apresentador do Jornal da Globo. Waack foi afastado ainda em novembro depois que um vídeo no qual faz declarações racistas viralizou nas redes sociais.

Na gravação, divulgada por um ex-funcionário da emissora, o jornalista aparece em Washington, onde cobria as eleições presidenciais dos Estados Unidos. Nas imagens,  ele se preparava para entrar no ar ao vivo quando escutou um motorista buzinando no meio da rua. “Está buzinando por que, seu merda do cacete?”, disse Waack.

Depois, o jornalista se virou para o comentarista Paulo Sotero e afirmou “Deve ser um, com certeza, não vou nem falar de quem, eu sei quem é. Sabe o que é?”. Waack moveu a boca em um cochicho, que peritos constataram se tratar da palavra “preto”.

“Minhas observações quanto ao que é falado por William Waack a Paulo Sotero, neste momento, apontam para: ‘Preto, (né)… Preto, né?'”, explicou o engenheiro eletrônico e mestre em fonoengenharia Maurício de Cunto, em análise feita para o site Notícias da TV.


Veja abaixo o comunicado na íntegra:

“​Em relação ao vídeo que circulou na internet a partir do dia 8 de novembro de 2017, William Waack reitera que nem ali nem em nenhum outro momento de sua vida teve o objetivo de protagonizar ofensas raciais. Repudia de forma absoluta o racismo, nunca compactuou com esse sentimento abjeto e sempre lutou por uma sociedade inclusiva e que respeite as diferenças. Pede desculpas a quem se sentiu ofendido, pois todos merecem o seu respeito. ​A TV Globo e o jornalista decidiram que o melhor caminho a seguir é o encerramento consensual do contrato de prestação de serviços que mantinham. ​A TV Globo reafirma seu repúdio ao racismo em todas as suas formas e manifestações. E reitera a excelência profissional de Waack e a imensa contribuição dele ao jornalismo da TV Globo e ao brasileiro. E a ele agradece os anos de colaboração. Ali Kamel, diretor de Jornalismo da TV Globo William Waack, jornalista e apresentador de programas jornalísticos da TV Globo”

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!