BH tem oitavo ônibus incendiado nesta terça-feira; ataques começaram em dezembro

Ataques começaram no fim de dezembro

Mais um ônibus foi incendiado em Belo Horizonte na madrugada desta terça-feira (2). Desta vez um coletivo da linha 1505R que liga o bairro Conjunto Felicidade ao centro da capital foi tomado pelas chamas.

De acordo com a Polícia Militar (PM), por volta das 5h40, dois indivíduos armados invadiram o coletivo e obrigaram os passageiros a descerem. A mesma ordem foi dada ao motorista e cobrador. Assim que todos saíram do interior do veículo foi um produto inflamável foi espalhado nele e na sequência o fogo foi ateado.

Com essa ocorrência, o número de ônibus incendiados em  Belo Horizonte desde o final do mês de dezembro subiu para oito. O grupo responsável pelos ataques reivindica melhorias no Presídio Antônio Dutra Ladeira.

Informações preliminares apontavam que um bilhete havia sido entregue ao condutor do coletivo. Mas, isso foi negado pelos policiais. Ninguém foi preso até o momento.

Prejuízo

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) informa que o prejuízo de cada coletivo queimado é de cerca de R$ 400 mil.

Esse valor é rateado entre as empresas de ônibus, pois não há seguro que pague esse montante. Além disso, são prejudicadas ao menos quinhentas pessoas por dia, em cada coletivo incendiado. Esses passageiros devem então ser remanejados para outros ônibus da frota.

Uma dificuldade para identificar os criminosos que incendeiam os ônibus é que as imagens das câmeras de segurança de cada veículo foram totalmente destruídas pelo fogo. Em nenhum dos recentes casos, os criminosos foram presos.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!