Homem que aparece nas imagens não é o assediador; ele foi detido por desacato e agressão

Para quem estava presente, os policiais extrapolaram no uso da força

O Portal Bhaz vem a público retificar uma matéria publicada nessa quarta-feira (14) sobre a prisão de um homem que teria assediado uma mulher no bloco Magnólia, que desfilou na terça-feira de Carnaval (13). A matéria publicada foi veiculada juntamente com um vídeo que mostra um rapaz sendo imobilizado pela Polícia Militar. De acordo com a matéria, o homem preso era o que havia assediado a mulher. Porém, ontem, o portal foi procurado por parentes do rapaz que aparece nas imagens. Eles afirmaram que o homem não se envolveu em nenhum caso de assédio durante o desfile, mas que foi preso somente por desacato. Diante da afirmação dos familiares, informamos a eles que a matéria foi apurada junto à assessoria de Imprensa da Polícia Militar e que, para desfazer qualquer engano que tenha ocorrido, seria preciso ver o boletim de ocorrência.

Nesta quinta-feira (15), o advogado da família, Francisco Diniz, enviou ao Bhaz o boletim de ocorrência. Nele, consta que o rapaz de 37 anos foi preso, às 18h06, por desacato e agressão à sargento Carmen Martins, do 34° Batalhão de Polícia, quando ela tentou retirá-lo da frente da viatura, onde ele impedia a passagem do veículo policial. Segundo consta no boletim, ele teria xingado e dado um soco no braço da militar.

A atitude do rapaz resultou na sua imobilização pelos policiais, tal como mostrado no vídeo. No entanto, o modo da PM gerou revolta aos presentes, que gravaram o vídeo, dizendo que a ação da PM foi desnecessária . “Eu acho que não precisava de tanta truculência. Eles se excederam. Era apenas conduzir o cara para a delegacia, sem violência”, afirmou uma foliã presente, que preferiu não se identificar.

Respondendo às críticas, o major Flávio Santiago, chefe da assessoria de Imprensa da Polícia Militar, informou, por telefone, que o vídeo não traz nenhum comportamento inadequado perceptível por parte dos militares. “Existe uma imobilização dele no chão até para aguardar reforço e tentativa de arrebatamento (quando o povo tenta tirar o preso dos policiais). Inclusive, a própria mulher que filma incita as pessoas a esse ato. A imobilização dele se deu porque após a dispersão das pessoas,  ele ficou na frente da viatura, sem deixa-lá passar. Em nenhum momento da imobilização há pontapé ou chute desproporcionais antes ou depois dela.  Não há que se falar em nenhum tipo de violência. Há o uso diferenciado, inclusive com muita técnica. É previsto a supremacia do uso da força, com a condição diferenciado do uso da força”, explicou . Segundo o boletim de ocorrência o rapaz detido estava sob efeito de álcool e foi levado a uma unidade policial. Em seguida, foi liberado e responderá em liberdade pela agressão à policial.

Sobre o caso do assediador

De posse do Boletim de Ocorrência repassado pela família do homem que aparece nas imagens, o Bhaz entrou novamente em contato com a assessoria de Imprensa da Polícia Militar. Aí foi esclarecido o que aconteceu naquela tarde. Segundo a PM, no mesmo dia e local, foram registradas duas ocorrências, só que em horários diferentes.

O caso do assediador de fato aconteceu, mas duas horas e meia antes, às 15h25, quando um homem, que não teve a idade nem o nome divulgados, foi detido na rua Sabinópolis, bairro Caiçara, onde estava desfilando o bloco Magnólia. Ele foi acusado de ter tocado o braço e os seios de uma jornalista, quando esta se aproximava do banheiro químico. De acordo com este boletim de ocorrência, cujo conteúdo foi lido, como de costume, pela assessoria de Imprensa da PM, o assediador, após tocá-la, teria dito que ela era uma linda mulher. A vítima então, o teria chamado de “tarado” e acionado os militares que estavam cuidando policiamento do bloco. Vítima e autor foram, então, encaminhados à Delegacia de Mulheres da Polícia Civil para registro do caso, classificado como “importunação ofensiva ao pudor”, que não prevê prisão, mas pagamento de multa.

No meio da tarde desta quinta-feira (15), a mulher assediada no episódio de 15h25, também entrou em contato com a redação do Bhaz reafirmando a história do assédio, também como descrito ontem, mas destacando que o homem que a assediou não era o que estava nas imagens do vídeo.

 

Jefferson Lorentz

Jeff Lorentz é jornalista e trabalhou como repórter de pautas especiais para o portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!