Ministério Público registra cerca de 400 reclamações sobre concurso da SEE

Candidatos a espera do certame na PUC Minas. Provas foram realizadas com atraso neste domingo (9). Sindicato denunciou suposto vazamento de fotos de caderno de questões.

A ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) registrou cerca de 400 reclamações sobre o concurso público da Secretaria do Estado de Minas Gerais (SEE-MG) organizado pela Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc) no último domingo (8).

De acordo com o órgão, entre as principais queixas registradas estão provas que teriam começado em horários diferentes, candidatos com celular dentro de sala, envelopes de cadernos abertos e sem o número suficiente para os candidatos, sendo a solução encontrada para alguns fiscais teria sido tirar cópias dos cadernos de questões.

De acordo com o edital, o concurso oferece 16 mil vagas para o cargo de professor de educação básica e 700 vagas para especialista em educação básica. As provas ocorreram nos turnos da manhã e tarde. O documento ainda informa que não seria permitido o uso de celular, entre outros eletrônicos. Candidatos que realizaram as provas em Belo Horizonte, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas), relataram que os portões não foram abertos no horário estipulado pelo edital, gerando bastante revolta.

+ Sind-UTE denuncia suposto vazamento de fotos do caderno de questões do concurso da SEE

Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), em algumas regiões do Estado, “pessoas fizeram filmagens dentro das salas de prova, fotografias de gabaritos, de pacotes de provas, de listas de presença e de questões de provas, com a utilização de celulares dentro das salas para posterior divulgação”, afirma em nota.

Em nota, a Ministério Público informa aos candidatos que se sentiram prejudicados, que foram recebidas diversas manifestações de irregularidades no referido certame, e que estas já foram encaminhadas à Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público. Veja a nota na íntegra:

“Esta Ouvidoria informa a todos os candidatos inscritos no Concurso Público da SEE de Minas Gerais, cuja prova ocorreu em 08/04/2018, que foram recebidas diversas manifestações de irregularidades no referido certame, as quais foram encaminhadas à 17ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, que detém atribuição para conhecimento e providências cabíveis. Logo, NÃO HÁ NECESSIDADE DE GERAR NOVOS REGISTROS. O acompanhamento deverá ser feito diretamente na referida Promotoria de Justiça por meio dos contatos a seguir:

 17ª PJ DEFESA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

Avenida Raja Gabaglia, 615 – 1 Andar – Cidade Jardim – CEP: 30380090

Belo Horizonte – MG

Telefone(s): 3250-5036, 3293-9206 (Telefax)

 Atenciosamente,

Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais”

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!