[Greve dos caminhoneiros] Minaspetro alerta para desabastecimento generalizado

Abastecimento começa a ficar complicado também no interior do Estado

O movimento de greve iniciado pelos caminhoneiros na última segunda-feira (21), e que persiste até esta quinta-feira (24), já prejudica o abastecimento de boa parte dos postos de combustíveis que operam em Minas Gerais.

O Minaspetro, entidade que representa 4.350 postos revendedores de combustíveis do estado, estima extraoficialmente que entre 30% e 40% destes estabelecimentos já estão com a falta de um combustível específico ou mesmo sem nenhum produto para a comercialização aos consumidores.

O Bhaz noticiou na noite dessa quarta-feira (23), que cidades do leste de Minas, como Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo, já sofrem com a falta de combustíveis e até mesmo de suprimentos básicos. O desabastecimento também foi relatado em Antônio Dias e Nova Era.

A cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, também não tem mais combustível desde o final da tarde dessa quarta-feira (23). Três Corações, no Sul de Minas também não possui mais gasolina e os postos estão fechados para abastecimento. Em Passos, também na região Sul, os alunos estão com as aulas paralisadas por falta de combustível para os ônibus operarem.

Confira trecho da nota divulgada hoje pelo Minaspetro, em que a entidade afirma que o desabastecimento pode ocorrer em pouco tempo, e pede para que os consumidores não façam “corrida aos postos”.

“Lembramos que a situação é agravada pelos bloqueios nos acessos à Refinaria Gabriel Passos (Regap), que impedem a chegada e saída dos caminhões que abastecem os postos revendedores. Caso o cenário de greve persista nas próximas horas e dias, há sim o risco de desabastecimento geral dos estoques, uma vez que os postos que ainda possuem o produto para a venda ao consumidor poderão não ter a efetiva renovação dos combustíveis armazenados.

O Minaspetro ressalta que não faz levantamentos para identificar se os nossos representados sofrem com a falta de combustível; toda e qualquer informação obtida pela entidade é repassada de forma voluntária pela Revenda, ou seja, os donos de postos procuram o Sindicato para informar da falta de combustível em seu estabelecimento.

É importante informar aos consumidores para que estes não promovam a chamada “corrida aos postos”, o que, de fato, aceleraria o processo de desabastecimento dos estabelecimentos”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!