Prefeitura de BH sorteia bolsas de estudos em colégios particulares e faculdade

Santa Maria e Loyola estão entre os colégios com ofertas de bolsa (Reprodução/Santa Maria/Loyola)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai sortear de bolsas de estudos em instituições de ensino privado na capital. As vagas são destinadas aos estudantes que cursarão, em 2019, o ensino fundamental, a graduação ou a graduação tecnológica. As bolsas variam de 25% a 100% do valor da mensalidade.

A Secretaria Municipal de Educação informa que a prefeitura pode sortear as vagas por ter doado terrenos do município para as instituições construírem seus prédios. Entre os colégios onde serão ofertadas bolsas para o ensino fundamental, com 50% de desconto na mensalidade, estão: Loyola e São Paulo, ambos no bairro Cidade Jardim; e Santa Doroteia, no Sion, entre outros.

Quem desejar participar do sorteio para a Escola do Sesi, unidade do bairro São Paulo, poderá ganhar bolsa integral também no ensino fundamental. Já aqueles que desejam cursar a graduação ou graduação tecnológica na Universidade FUMEC, Campus Cruzeiro, receberão 25% de bolsa na mensalidade.

Instituições participantes

Ensino Fundamental em 2019:

  • 50% do valor da mensalidade para as seguintes instituições:

– Colégio Logosófico González Pecotche (apenas para a Unidade Cidade Nova);

– Colégio Loyola (Cidade Jardim);

– Colégio Santa Doroteia (Sion);

– Colégio Santa Maria (apenas para a Unidade Cidade Nova);

– Colégio Santa Rita de Cássia (Barreiro);

– Colégio São Paulo (Cidade Jardim);

– Colégio São Paulo da Cruz (Barreiro).

  • 100% do valor da mensalidade, para a Escola do SESI Newton Antônio da Silva Pereira (apenas para a Unidade Bairro São Paulo).

Graduação ou Graduação Tecnológica

  •  25% do valor da mensalidade para os cursos de Graduação e Graduação Tecnológica da Universidade FUMEC (Campus Cruzeiro).

Inscrições

Os interessados em participar do sorteio, deverão preencher o formulário de inscrição que estará disponível neste link a partir do dia 3 de dezembro, estar matriculado ou ter sido pré-selecionado até a data de 19 de novembro na instituição a qual pleiteia.

Para definição do número de vagas em cada colégio é preciso aguardar o levantamento de estudantes-bolsistas que serão reprovados no ano letivo de 2018, o número de bolsistas que concluirão ensino fundamental e/ou graduação, além daqueles que não renovaram a bolsa/matrícula para 2019.

Passado o período de inscrição, a PBH divulgará a listagem de candidatos com inscrições aceitas e fará o sorteio em 17 de dezembro na sede da Secretaria de Educação. No portal estará disponível a lista com os alunos sorteados.

Alguns critérios precisam ser respeitados neste processo. Não serão permitidas bolsas de estudo para dois ou mais beneficiários da mesma família. Caso mais de um membro da família seja sorteado, será preciso indicar apenas um para a bolsa. A substituição do candidato sorteado, por outra pessoa está proibida, com isso o benefício é intransferível.

O benefício acompanhará o aluno até o fim do curso, caso o aluno siga as regras estipuladas, o benefício o acompanhará até o fim do curso. Portaria publicada no DOM (Diário Oficial do Município) apresenta as restrições e recomendações.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!