Ciro recebe apoio inesperado de estrela internacional; famosa promete ‘feitiço’ contra Bolsonaro

Escolhida a vice de Ciro (Divulgação/EBC)

Apontada como uma das melhores rappers de sua geração pela crítica especializada, Azaelia Banks divide opiniões pelos posicionamentos que adota publicamente. Sem papas na língua, a norte-americana já se envolveu em diversas polêmicas ao longo da carreira. Depois de criticar os brasileiros, e se desculpar por isso, a cantora parece ter voltado a prestar atenção no Brasil.

Azaelia usou o Twitter, nessa sexta-feira (5), para demonstrar apoio ao presidenciável Ciro Gomes (PDT). Para surpresa de fãs e seguidores, ela escreveu sobre o assunto em português. Na publicação, disse que Ciro é “muito bonito e genuíno”. Completou afirmando que o candidato parece ser “honesto e confiável” e também o convidou para assistir a um show dela por aqui.

E não é só isso. Antes de falar sobre Ciro, Azaelia compartilhou o link de uma matéria da revista norte-americana Bloomberg sobre o também presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) e fez um comentário que deu o que falar. A reportagem intitulada “Candidato de extrema-direita do Brasil recebe um impulso na última enquete”, em tradução livre, foi publicada no último dia 1º e discorre sobre a ascensão do capitão da reserva nas pesquisas eleitorais na corrida presidencial. A cantora revelou que pretendia fazer um feitiço contra Bolsonaro.

Reprodução/Twitter

“Time to break out the macumba”, escreveu a cantora ao comentar a notícia. Nas redes sociais, internautas de diferentes partes do Brasil reagiram ao comentário e relembraram que Azaelia é adepta de religiões de matriz africana, principalmente da Santeria. O culto une crenças católicas com a tradição iorubá e é praticado em países como Porto Rico, República Dominicana, Panamá e Cuba. A prática é bastante disseminada em centros de população latino-americana nos Estados Unidos. Azaelia, inclusive, revelou ter um cômodo para sacrificar animais em casa.

Em 2015, ela tuitou sobre querer vir ao Brasil para aprender um pouco mais sobre as variações das religiões encontradas por aqui. Veja abaixo!

Reprodução/Twitter

A relação de Azaelia com o Brasil é datada de 2012, quando ela desembarcou pela primeira vez no país para apresentar-se no Planeta Terra Festival, no Jockey Club de São Paulo. Ela retornou em 2016 e fez outro show no mesmo festival, no Audio Club, também em São Paulo. Naquele ano, ainda gravou um cover da música “Chega de Saudade”, de Tom Jobim.

No ano passado, fãs brasileiros defenderam a também cantora Sia, que tuitou sobre discordar do sacrifício de animais e foi respondida por Azaelia. A rapper ficou revoltada com as críticas recebidas e revidou. “Quando todas essas aberrações de terceiro mundo irão parar de lotar minha página com esse inglês quebrado sobre coisas que elas não sabem nada sobre?”, questionou fazendo referência ao Brasil. “É hilário ser chamada de ‘Vadia preta’ por um brasileiro branco. Eles já olharam para a própria economia, a propósito?”, completou.

Depois, Azaelia pediu desculpas pelos comentários. Este ano, ela volta ao Brasil, em novembro, para fazer shows em cinco cidades: Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Recife e São Paulo.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!