VÍDEO: Motociclista arrastada por enchente se agarra em árvore e é salva por moradores do bairro Prado

Reprodução/WhatsApp

Uma câmera de circuito interno de segurança registrou imagens de um resgate impressionante no bairro Prado, em Belo Horizonte, durante a tarde de quinta-feira (18). Na gravação, é possível ver uma motociclista agarrada em uma árvore em meio à enchente que tomou a rua Jaceguai, nas proximidades da avenida Francisco Sá. Moradores de uma casa salvaram a mulher que estava prestes a ser levada pelas águas.

Bárbara Babus, de 23 anos, é a mulher loira que aparece no vídeo. Ela estava na casa do avô quando a chuva começou. “Eu, minha irmã e meu cunhado vimos que a mulher tentou ir buscar a moto dela. Mas, quando começa um temporal, aquela rua vira um rio em questão de segundos. Vem de uma vez só, ninguém acredita que isso é possível”, conta.

O trio decidiu abrir o portão para salvar a motociclista que se agarrou na árvore. Nesse momento, a água invadiu o quintal do imóvel. A entrada da casa é mais alta e um muro foi construído exatamente para evitar inundações. “Decidimos abrir o portão porque estavam vindo carros arrastados que poderiam atingir a mulher e ela estava fazendo muita força para não soltar a árvore. Quando a puxamos, o capacete chegou a ficar debaixo d’água”, narra Bárbara.

A motociclista não se feriu durante o resgate. Ela aguardou o fim da chuva para sair do local.

O avô de Bárbara mora na rua Jaceguai há mais de 20 anos. Ele conta que o local sempre tem enchentes em períodos chuvosos. “No ano passado, um carro chegou a virar com uma família dentro. Tivemos que quebrar os vidros das janelas para ajudar no resgate. É impressionante o que acontece aqui”, conta.

O Bhaz entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para entender o que acontece na região. As águas do Córrego dos Pintos passam por uma galeria embaixo da avenida Francisco Sá e, com as fortes chuvas, toda a região sofre com inundações. Em 2016, foi concluída a primeira etapa da obra para melhorar o sistema de microdrenagem do local.

“Foram investidos de R$ 2,7 milhões, com recursos do PAC. Estão em andamento estudos de solução técnica para as obras de macrodrenagem. Atualmente, ações para reduzir os riscos de inundação nestes locais estão concentradas no monitoramento contínuo e na intensificação da limpeza de bueiros e desobstrução das galerias existentes”, informou, por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!