Sustentando ‘nova política’, Zema foi filiado a partido de deputado envolvido no mensalão por 18 anos

Carolina Abreu/Romeu Zema/Divulgação

Tendo como principal pilar a defesa de uma “nova política”, o candidato ao Governo de Minas Romeu Zema (Novo) foi filiado a um tradicional partido político por 18 anos: o PR (Partido da República). O concorrente que protagonizou uma arrancada histórica no primeiro turno, desbancou o governador, Fernando Pimentel (PT), e ultrapassou Antonio Anastasia (PSDB) filiou-se à sigla em 1999 e só saiu dela neste ano.

No sistema de filiação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o FiliaWeb, é possível conferir o vínculo de Zema com o PR: de dezembro de 1999 a janeiro de 2018, quando o empresário filiou-se ao Novo. Ambas as filiações de Zema ocorreram em Araxá, cidade no Alto Paranaíba onde nasceu e reside.

Mensalão

“As pessoas estão cansadas dos políticos de sempre e querem o novo”. A frase escolhida por Zema para celebrar a inesperada e histórica vitória no primeiro turno ilustra a principal bandeira do candidato do Novo. No entanto, o PR foi fundado em 2006 de uma fusão entre dois partidos tradicionais: o PL (Partido Liberal) e o Prona (Partido da Reedificação da Ordem Nacional), ambos criados ainda na década de 1980.

O PR, inclusive, foi presidido por Valdemar Costa Neto, julgado e condenado no escândalo do mensalão a sete anos e dez meses de prisão.

Procurado pelo Bhaz, Romeu Zema se posicionou por nota alegando que um amigo o convidou a filiar ao PR. “Devido a sua insistência, assinei a ficha de filiação, mas nunca participei de qualquer atividade partidária nem muito menos fui candidato a nenhum cargo público”.

Anastasia repercute filiação

Durante o Debate realizado pela TV Alterosa, nesta terça-feira (23), o candidato Antonio Anastasia repercutiu a filiação de seu concorrente, que lidera as pesquisa de intenção de voto e fez críticas ao Novo.

“O meu adversário é de um partido que se diz novo. Mas, ele próprio já vem adotando práticas antigas. Ele abandonou seu candidato presidencial ainda no primeiro turno e no segundo correu para fazer alianças com políticos da velha política. Agora está no noticiário que ele foi filiado por muitos anos ao PR um dos partidos mais tradicionais. Essas práticas demonstram que ele não é novo”, disse o senador.

Romeu Zema não compareceu ao debate alegando que “ampliará o contato direto com os eleitores” na semana final de campanha por meio de reuniões e visitas.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!