Haddad ou Andrade? O que significa Bolsonaro? Veja o que eleitores pesquisaram sobre os candidatos

Tânia Rêgo + Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por que chamam Haddad de Andrade? O que significa Bolsonaro? Essas foram algumas das perguntas mais realizadas por eleitores de todo o Brasil durante o período de proximidade da votação no segundo turno das eleições ocorridas nesse domingo (28) e que definiu Jair Bolsonaro (PSL) como chefe do Executivo da nação.

As pesquisas no Google, maior site de pesquisa do mundo, mostram que os eleitores tiveram dúvidas tanto quanto curiosas, em relação aos candidatos. Algumas delas sobre os nomes dos concorrentes ao pleito.

Quanto ao petista Fernando Haddad, duas das pesquisas mais realizadas são sobre seu nome, tanto em relação à origem, quanto à pronúncia. O mesmo aconteceu com Bolsonaro, porém, em apenas uma busca.

De acordo com o levantamento do Google Trends, que mostra tendências de pesquisas na rede, os principais temas pesquisados entre os dias 22/9 e ontem, foram os seguintes:

Haddad de Andrade?

O sobrenome do candidato Fernando Haddad (PT), derrotado nas urnas, causou uma enorme confusão em algumas regiões do Nordeste, por conta da fonologia, as tradições e os sotaques da região. Sendo assim, algumas pessoas começaram a chamar Haddad de “Andrade”. A campanha petista inclusive aproveitou o gancho durante a campanha para propagar o nome do candidato:

 

O que significa Bolsonaro?

O sobrenome do presidente eleito é de origem italiana. Bolsonaro é descendente de imigrantes italianos que partiram para o Brasil no séc. 19 em busca de trabalho. Entre o povo, o sobrenome do candidato eleito foi confundido com dicionário, bolsonário e outros.

Outras buscas

As outras pesquisas realizadas têm a ver com termos utilizados durante a campanha eleitoral, como a denúncia de um suposto caixa 2 que teria sido usado pela campanha de Bolsonaro para disparar notícias falsas em um aplicativo de mensagens; e o termo “fascismo”, que ganhou a boca do povo durante as eleições e muitos quiseram entender o que é e qual o significado do termo.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!