O que BH ainda não sabe sobre Zema?

Reprodução/Instagram @romeuzema30

Sábado (27), véspera do segundo turno das Eleições 2018, pela primeira vez uma equipe do BHAZ segue rumo Araxá, no Alto Paranaíba. Editora, repórter e videomaker designados para a cobertura do voto de Romeu Zema Neto, apontado pelas pesquisas naquele momento como futuro governador de Minas Gerais, previsão confirmada nas urnas. Os 360 quilômetros que separam a capital mineira e a cidade do interior abrem um horizonte à parte para conhecer a história do empresário bem-sucedido e de sotaque forte que ocupará o cargo máximo do Executivo estadual.

Belo-horizontinos que não conhecem Araxá podem até não entender tão bem o cenário e o sentimento local que garantiram mais de 95% dos votos para Romeu Zema. Mas basta caminhar pelas ruas da cidade e conversar com os moradores para ficar claro o tanto que a história do município se confunde com a do futuro governador.

Zema City ou Araxá?

Já às margens da BR-262 é possível começar a dimensionar o tamanho do grupo liderado por mais de 20 anos pelo empresário. Entre BH e Araxá, o carro com a equipe do BHAZ passou por três caminhões Zema e parou em um dos postos da rede. Já na cidade localizada no Alto Paranaíba, fica difícil contabilizar os negócios locais da família.

Romeu Zema vota na Escola Estadual Delfim Moreira, no Centro de Araxá, logo ao lado da casa onde moram seus pais, Ricardo Zema e Maria Lúcia Santos Zema. O comércio considerado marco inicial do grupo, aberto pelo seu bisavó e que hoje abriga uma Auto Peças Zema, completa o quarteirão junto com um posto de combustíveis Zema. Logo à frente, está também uma das pioneiras da família no ramo da venda de eletrodomésticos, a Loja Zema, ao lado do Museu Zema, que conta um pouco da história de 90 anos de crescimento do grupo.

Romeu Zema cumprimenta familiares e eleitores na porta da casa dos pais, em Araxá (Henrique Coelho/BHAZ)

O quarteirão dominado pelo nome da família ficou ainda mais movimentado no domingo (28) pela manhã. Ao entrar e sair da escola onde vota, mesmo cercado por seguranças, Romeu cumprimentou velhos conhecidos e recebeu os parabéns, já pela possível eleição e por seu aniversário. Ao conceder uma entrevista coletiva, fez questão de ficar ao lado dos pais.

“Ele é muito humilde. O cara veio votar de bermuda”, diz um homem parado na calçada ao ver a movimentação. “Vocês são da imprensa? De BH? Aquela é a primeira Loja Zema”, conta apontando para o outro lado da rua. “Eles começaram pequenos. Mas foi o Romeu que expandiu os negócios mesmo. Nosso governador”, crava.

Romeu Zema na varanda da casa dos pais, em Araxá (Henrique Coelho/BHAZ)

Hoje, o grupo Zema atua em dez áreas de negócios: Lojas Zema, Zema Petróleo, Consórcio Zema, Auto Zema, Moto Zema, Zema Fashion, Auto Peças, Estrela Mineira, Soluções Econômicas e Zema Auto Locadora. A rede atende mais de 2,5 milhões de clientes e está presente em um número superior a 600 cidades de oito Estados.

Antes mesmo da votação, nossa equipe abasteceu o carro em um posto Zema, que tinha a gasolina mais barata em uma certa avenida de Araxá. Em um papo rápido com o frentista, longe de qualquer um que possa escutar, questionamos: “E o Zema?”. Ele emenda: “Nosso governador?”. Devolvemos: “Com tanta certeza assim?”. “Aqui até a concorrência vota nele”, responde entre risadas. Dali, com a impressão de que Araxá é, de fato, a terra de Zema, seguimos de carro para BH.

Fachada e interior do Museu Zema, em Araxá (Reprodução/Site Grupo Zema)

Para acompanhar o resultado das eleições, Zema decolou do aeroporto de Araxá, o Aeroporto Romeu Zema, uma homenagem a seu avó.

A derrota da família nas urnas

Zema foi eleito com 71,8% dos votos válidos (6.963.806 votos) em Minas Gerais, uma vitória expressiva nas urnas. Ainda assim, outros nomes ligados à família Zema participaram destas eleições e não conseguiram o mesmo resultado.

Primo de Romeu e apontado como um dos responsáveis por incentivar a candidatura do governador eleito, Ricardo Zema Guimarães conquistou 12.095 votos para deputado federal pelo Novo e ficou apenas como suplente do partido a uma vaga no Congresso. Ele já havia tentado se eleger vereador de Araxá, em 2012, pelo PTB, mas também saiu derrotado.

Adriano Pimenta, médico e cunhado de Romeu, concorreu a uma vaga de deputado estadual também pelo Novo e conquistou 24.691 votos. Casado com a irmã de Romeu, também não conseguiu ser eleito.

Descolado no Instagram

No auge de seus 54 anos e no posto mais alto de um grande grupo empresarial, Romeu Zema é considerado humilde e acessível por muitos em Araxá. Antes de ter seu Instagram tomado pelas postagens de campanha, o governador eleito compartilhava passeios com os dois filhos, Catharina e Domenico, e seu dia a dia no trabalho. O empresário é divorciado.

No Instagram, o futuro governador compartilhou, por exemplo, um registro de seu almoço com os pais e a irmã em uma unidade do McDonald’s, em Belo Horizonte, no dia 7 de outubro, data do primeiro turno das eleições. Também demonstrou um pouco do seu humor ao comentar viagens para o Japão e Europa. Além disso, já publicou registros das sua rotina de exercícios físicos.

Confira algumas das postagens de Romeu Zema na rede social:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Domingo almoçando com minha família.

Uma publicação compartilhada por Romeu Zema (@romeuzema30) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Tentando discursar em japonês. Só tentando.

Uma publicação compartilhada por Romeu Zema (@romeuzema30) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Para que este bico tão fino no sapato!!!

Uma publicação compartilhada por Romeu Zema (@romeuzema30) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

“Ajuste” na camisa para ficar bem no vt.

Uma publicação compartilhada por Romeu Zema (@romeuzema30) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Deus nos deu de graça e cabe a nós cuidarmos bem dela: nossa saude. Começo o final de semana ao lado do Serginho, meu treinador.

Uma publicação compartilhada por Romeu Zema (@romeuzema30) em

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!