Jovem de 19 anos é executado por engano, por traficantes, dentro de hospital

Facebook + Twitter/Reprodução

Um jovem de 19 anos foi morto por engano dentro de um hospital, em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), na madrugada desta sexta-feira (9). Quatro homens fortemente armados chegaram ao Hospital Centenário, por volta das 3h15, à procura de outro paciente, de 28 anos, que havia sido baleado na quarta-feira (7).

Contudo, o jovem Gabriel Minossi, que estava internado por ter sofrido um acidente de trânsito, foi executado com 20, dos 29 tiros disparados pelos bandidos. Além do jovem que foi morto, outras duas pessoas ficaram feridas.

Em imagens das câmeras de segurança do local, divulgadas pela polícia, é flagrado o momento em que os criminosos chegaram ao hospital. Um carro para na entrada do local, e dois homens são vistos correndo armados pelos corredores, à procura da vítima. Outros dois homens, também armados, aguardam em frente à recepção.

De acordo com o pai do jovem, Marcelo Minossi, o alvo dos criminosos estava na mesma ala do filho, mas foi transferido na tarde desta quinta-feira, justamente por informações de que poderia acontecer algum tumulto.

“Foi uma tragédia anunciada. Já tinha gente rondando o hospital e não tinha nenhum policial. Estava todo mundo comentando. Meu filho ia sair ontem, mas por causa da pressão alta seguraram ele mais um dia. Guri bom, não tinha vício, todo mundo amava ele”, disse o pai ao G1.

A pessoa que os atiradores procuravam cumpria pena em regime fechado e conseguiu progressão para o semiaberto. Contudo, como não havia vagas no semiaberto, ele foi liberado no dia 17 do mês passado. Ele estava na lista para ser incluído no sistema de monitoramento eletrônico e colocaria tornozeleira. O homem foi condenado por dois homicídios e tem uma acusação por tráfico de drogas.

Ao tomar conhecimento do ingresso de paciente vítima de arma de fogo, com informações de ameaças à sua integridade física, o Hospital Centenário emitiu ofício ao 25º Batalhão da Brigada Militar (BM), solicitando escolta a esse paciente, o que, de acordo com o hospital, não foi atendido.

O batalhão explica que recebeu o pedido do hospital na tarde de quinta-feira e disse que adotou as medidas pertinentes de acordo com as informações que receberam e das condições que possuíam.

Ainda de acordo com o 25º BM, rondas periódicas estavam sendo feitas no hospital. Os bandidos teriam chegado aproximadamente dez minutos depois de uma das rondas. O alvo dos criminosos ainda disse aos policiais, antes do ocorrido, que não estaria sendo ameaçado.

Por meio de nota, o hospital disse que “lamenta profundamente o desfecho deste episódio, que vitimou um paciente internado na instituição, e feriu outras duas pessoas”. E ainda reforçou que todas as medidas de segurança foram tomadas.

Nota do Hospital Centenário

Em relação ao fato ocorrido na madrugada desta sexta-feira, dia 9 de novembro, quando quatro homens fortemente armados renderam os seguranças, entraram no Hospital, executando um paciente e ferindo outras duas pessoas. A direção do Hospital esclarece:

1 – Na quinta-feira, 8 de novembro, ao tomar conhecimento do ingresso de paciente vítima de arma de fogo, com informações de ameaças à sua integridade física, a Procuradoria Jurídica do Hospital emitiu ofício (n° 216/208) ao 25º Batalhão da Brigada Militar, solicitando escolta a esse paciente, o que não foi atendido.

2 – Por medida de segurança interna, o paciente foi transferido de leito para um quarto de isolamento. Pelo mesmo motivo, o leito ocupado por este paciente foi bloqueado, não sendo ocupado por nenhum outro paciente.

3 – Dado à gravidade do ocorrido, no início da manhã foi emitido um novo ofício (nº218/2018), ao 25° Batalhão, solicitando reforço na escolta.

A Direção do Hospital Centenário lamenta profundamente o desfecho deste episódio, que vitimou um paciente internado na instituição, e feriu outras duas pessoas. Da mesma forma, reitera as medidas de segurança, e, tão logo seja possível, serão restabelecidos os fluxos de visitas e de acompanhantes.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!