[Acelera Aí] Saiba como o Cronos 1.8 com câmbio automático se saiu em nossa avaliação

Andamos na versão topo de linha (Precision) do sedã Fiat Cronos, derivado do hacth Argo. Entre os principais atrativos do modelo estão o amplo espaço interno para pessoas e bagagens, as linhas bem equilibradas da carroceria e itens interessantes, como airbags laterais (opcionais), sensor de pressão de pneus e sistema multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de sete polegadas.A

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Assim como acontece com o hatch Argo, o design do Cronos é um de seus principais pontos positivos. Mas, ao contrário de alguns modelos, a frente do sedã é um pouco diferente: o capô tem dois vincos marcantes a mais e avança um pouco mais na dianteira (deixando a frente mais “focinhuda”), a grade tem formato de ondas, a tomada de ar na parte de baixo tem desenho diferente e os faróis de neblina estão em outra posição.

Na lateral, destaque para os vincos superiores e inferiores, os retrovisores com repetidores de sete e maçanetas e frisos cromados (de série nessa versão com câmbio automático). As rodas de liga de 17 polegadas têm desenho elegante e são opcionais, mas os pneus de perfil baixo (205/45 R17) não ajudam a proporcionar um rodar mais confortável e exigem um cuidado maior ao passar por buracos para evitar danos ao conjunto roda/pneu.

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Lanternas com luzes de LED

Na traseira, chamam a atenção o desenho arrojado das lanternas com luzes de LED e a parte inferior que abriga refletores e é pintada na cor preta, que faz com que a traseira pareça mais elevada.

Por dentro, o Cronos tem como um dos pontos positivos principais o amplo espaço interno. O banco traseiro acomoda bem dois adultos de estatura elevada nas laterais e uma criança no centro, com conforto e segurança (existem apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes e sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis).

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O porta-malas pode levar uma “pequena mudança” com os seus 525 litros de capacidade. Assim como o Argo, o acabamento também é de bom nível. Aliás, o painel é o mesmo da hatch, mas a faixa central tem uma cor diferente (vinho).

Apple CarPlay e Android Auto

Nos pacotes de itens de conforto e segurança, vale destacar o sistema multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de sete polegadas e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, com acesso ao Waze e WhatsApp e a segunda porta USB (voltada para os passageiros traseiros); os airbags laterais dianteiros, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, o sistema start/stop (que desliga o motor durante as paradas para economizar combustível), controles de tração e estabilidade e o assistente de partida em rampa, ajudando o motorista a arrancar principalmente naquelas subidas mais íngremes.

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A posição de dirigir é boa e fácil de ser encontrada. A assistência elétrica está bem calibrada e o volante tem boa pega e abriga os principais comandos, incluindo os do sistema multimídia. A tela TFT de 3,5 polegadas e alta resolução do painel de instrumentos possibilita uma boa visualização, principalmente das informações do computador de bordo.

A câmera de ré com sensor de estacionamento traz segurança nas manobras em marcha à ré. A suspensão equilibra bem conforto e estabilidade, mas o perfil mais baixo dos pneus acaba transferindo um pouco as imperfeições do piso.

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Motor 1.8 de 139cv

O motor 1.8 tem concepção um pouco ultrapassada (com bloco em ferro, comando de válvulas simples, sem variação; e sem turbo e injeção direta), mas proporciona bom fôlego, que, por outro lado, somente aparece com vigor nas rotações um pouco mais altas. As acelerações e retomadas são satisfatórias.

O câmbio automático de seis marchas tem funcionamento suave e as trocas manuais podem ser feitas por borboletas atrás do volante, com respostas rápidas, proporcionando uma prazerosa tocada para quem prefere escolher pessoalmente as marchas. O consumo registrado no computador de bordo (com gasolina, ar ligado e apenas o motorista) foi razoável para um motor que não usa nem turbo e nem injeção direta: médias de 10,2km/l na cidade e de cerca de 14km/l na estrada.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

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Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.747cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que gera potências de 135cv (gasolina) e 139cv (etanol) a 5.750rpm e torques de 18,8kgfm (gasolina) e 19,3kgfm (etanol) a 3.750rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis velocidades

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo MCPherson, com braços oscilantes inferiores transversais; e traseira, semi-independente, com eixo de torção

Direção – Assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 4,36m; largura, 1,72m; altura, 1,51m; e entre-eixos, 2,52m

Freios – Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga leve de 17 polegadas (opcionais), calçadas com pneus 205/45 R17

Tanque – 48 litros

Porta-malas – 525 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.271 quilos

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Principais equipamentos de série – Ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, monitoramento da pressão dos pneus, faróis de neblina ,segunda porta USB (para passageiros de trás), , câmera de ré, sensores de estacionamento, alarme, sistema star/stop, controle automático de velocidade, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em subida, rodas de liga de 16 polegadas, sistema multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de sete polegadas, faróis com luz de posição em LED e maçanetas e frisos cromados.

Opcionais – Airbags laterais dianteiros, câmera de ré com linhas dinâmicas, display TFT de sete polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps, Keyless Entry’N’ Go, sensores de chuva e de luminosidade, bancos em couro e rodas de liga de 17 polegadas.

Preços – R$ 68.790. Completo, com todos os opcionais, sobe para R$ 76.890.

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Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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