Sirene toca em mina da ArcelorMittal, em Itatiaiuçu, e distrito é evacuado

Mina da empresa em Itatiaiuçu, na Grande BH

A sirene de emergência da empresa ArcelorMittal, em Itatiaiuçu, na região metropolitana de Belo Horizonte, distante 58 quilômetros da capital mineira, soou nesta madrugada (9).

Moradores do distrito de Pinheiros, segundo informações do Corpo de Bombeiros, foram retirados às pressas de suas casas e a situação está controlada. Em nota, a ArcelorMittal informou que 200 pessoas foram retiradas e encaminhadas para acomodações temporárias.

A evacuação da comunidade ocorreu após uma avaliação feita na barragem de Serra Azul por um auditoria independente e que apontou variações no fator de segurança da estrutura. “Esta é uma medida puramente de precaução, visto que a comunidade se situa a 5 km de distância da barragem. A empresa concluiu que não se pode correr absolutamente nenhum risco, e que, apesar do transtorno para a comunidade, esta é a decisão correta”, afirmam.

O presidente da ArcelorMittal Brasil, Benjamin Baptista pediu desculpas à comunidade e ressaltou que a retirada era a única decisão que poderia ser tomada. “Procuraremos retornar as pessoas para suas casas o tão logo possível, embora à esta altura não seja possível dizer quando será. Especialistas continuam a inspecionar e analisar as condições da barragem de rejeitos e, no caso de terem que ser implementadas novas medidas para maior garantia da barragem, isso será feito o mais rapidamente possível”, disse.

Barragem de Serra Azul

Dentre as estruturas da ArcelorMittal, Serra Azul é a única do tipo à montante e a barragem de rejeitos está desativada desde outubro de 2012. Ela produz 1.2 milhões de toneladas de concentrado e minério granulado.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!