Funcionários do Júlia Kubitscheck se reunirão com governo após paralisação

ASTHEMG SINDPROS/Divulgação

Funcionários do Hospital Júlia Kubitscheck, na região do Barreiro, protestaram e fizeram uma paralisação parcial dos serviços nesta quinta-feira (9). As reivindicações são contra as condições precárias de trabalho, sobrecarga e falta de funcionários.

Uma reunião entre a Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais em Minas Gerais (ASTHEMG) e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) será realizada na próxima terça-feira (14).

O atendimento na manhã de hoje, no hospital, foi reduzido em 50%, das 7h ao meio-dia. “O motivo da paralisação é pelas condições precárias de trabalho que os funcionários têm encontrado. Além disso, a sobrecarga é um fator importante de ser dito. Atualmente, temos um técnico em enfermagem para cada 11 pacientes”, explica Augusto Samora, assessor de comunicação da ASTHEMG.

Ainda é reiterado sobre a falta de equipamentos e o atendimento aos pacientes. “Muitos precisam ficar amontoados em macas e cadeiras, pelos corredores. Tentaram justificar isso com o surto de dengue na capital, mas é uma situação geral que já ocorre há um bom tempo. Nada a ver com a dengue”, completa Samora.

Será realizada uma nova assembleia dos trabalhadores na próxima quinta-feira (16), às 14h para deliberar sobre o resultado da reunião com a Seplag, na terça-feira.

O BHAZ entrou em contato com a Fhemig, responsável pelo hospital, e aguarda uma resposta. A reportagem será atualizada assim que houver um posicionamento.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!