Museus de BH terão visitação noturna nesta sexta, com entrada e transporte GRATUITOS

(Agência i7+Geísa Pereira de Souza+PBH+Cássio Gonçalves Campos/PBH/Divulgação)

Imagine passear pelos museus de Belo Horizonte de noite, com direito a visitas guiadas, atividades educativas, oficinas, além de espetáculos teatrais, contação de histórias e exibições de filmes? Se você acha a ideia inusitada, prepare-se para embarcar nessa aventura!

Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, o Noturno de Museus 2019 promoverá, na noite de sexta-feira (5), uma série de atrações culturais diversificadas para museus públicos e particulares da cidade. Algumas instituições ficarão abertas até 23h. Toda a programação é gratuita e pode ser consultada no portal da PBH.

A proposta do evento, que está em sua 6ª edição, é estender o horário de funcionamento dos museus da cidade, dando ao público a oportunidade de visitar as instituições em horários alternativos e acompanhar as atividades realizadas nesses locais.

Os museus e centros de referência vinculados à Fundação Municipal de Cultura permanecerão abertos até às 23h. Outros museus da cidade também estenderão seu horário de funcionamento, oferecendo uma programação especial. Instituições que geralmente funcionam com cobrança de entrada, terão entrada gratuita durante o Noturno nos Museus 2019. São eles: o Museu Brasileiro do Futebol e o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.

“O Noturno nos Museus de Belo Horizonte é uma ação que integra nossa política de memória e patrimônio cultural e que propicia o amplo acesso à população aos conteúdos museológicos, entendendo estes espaços como lugares de construção de conhecimento, fruição, reconhecimento de identidades, espaços de memória coletiva e de vivências”, afirma a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin.

Transporte gratuito

Para promover a mobilidade da população entre as instituições, serão disponibilizadas, gratuitamente, algumas vans que vão circular das 18h às 23h. As vans realizarão trajetos específicos, ininterruptamente, até o final do evento. É uma oportunidade para que o público consiga visitar vários museus durante a noite. O roteiro dos veículos está divulgado no site do Noturno nos Museus. As vans estão sujeitas à sua lotação, de acordo com sua capacidade de lugares.

Rota para ciclistas

O Noturno dos Museus 2019 também terá um trajeto especial para os ciclistas. A rota das bicicletas será coordenada pelos grupos: Giro Rua, Bloco da Bicicletinha e BH em Ciclo. A concentração será na Growleria de Arte e vai passar por três museus participantes do evento: Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, Museu Histórico Abílio Barreto e Centro Cultural Minas Tênis Clube.

Serviço

Noturno de Museus 2019

Quando? Sexta-feira (5 de julho), até 23h
Quanto? Gratuito
Transporte? Consulte o roteiro com vans para circular entre os museus

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!