Frio: Três moradores de rua morrem em São Paulo

Moradores de rua se concentram na Praça da Sé, área central de São paulo (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Ao menos três moradores de rua de São Paulo (SP) morreram na madrugada de sexta-feira (5) para sábado. A capital paulista registra baixas temperaturas desde a madrugada de sexta-feira (5). A polícia encontrou mortos no Centro e nas zonas Oeste e Leste da cidade, com suspeita de hipotermia.

Os termômetros na capital paulista marcaram 7º C, quando os corpos foram encontrados. A Prefeitura de São Paulo afirma ter realizado mais de 6,5 mil acolhimentos desde 22 de maio nos centros de acolhida. A administração informou que a Operação Baixas Temperaturas segue até 20 de setembro.

A onda de frio deve continuar na capital paulista neste domingo (7), com mínima de 6ºC e máxima de 18º C.

Em 2016, a Secretaria Municipal da Assistência Social informou que a capital paulist atinha cerca de 16 mil moradores de rua, conforme censo elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

BH

Na capital mineira, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros não registraram nenhuma ocorrência envolvendo moradores de rua na madrugada deste domingo (7), considerado o dia mais frio do ano, quando os termômetros marcaram 5,7º C, às 7h.

Há cerca de um mês, o BHAZ noticiou que a Prefeitura de Belo Horizonte se preparava para acolher moradores de rua da capital, na temporada de inverno.

+ PBH prepara ações emergenciais para atender moradores de rua no frio

Com cerca de 4,5 mil pessoas vivendo nas ruas da capital mineira, entre as estratégias de contingência que a prefeitura adota para acolher essas pessoas é a ampliação de vagas temporárias em unidades de acolhimento.

A cidade tem hoje 14 centros, com 1.054 vagas, que funcionam como abrigos para famílias, públicos feminino e masculino adultos e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

O acolhimento provisório é voltado para pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento. Nos locais, as pessoas têm espaço para pernoitar, guardar seus pertences, fazer a higiene pessoal e se alimentar. A PBH providencia também, para quem precisa, a documentação civil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!