Prefeito médico é expulso de partido e afastado do cargo após cenas de estupro

Prefeitura de Uruburetama/Reprodução

O médico e prefeito de Uruburetama, José Hilson de Paiva, foi afastado do cargo pelos próximos 90 dias, nessa segunda-feira (15). Além disso, o PCdoB (Partido Comunista do Brasil) o expulsou da legenda, após ele ser acusado de estuprar pacientes durante consultas ginecológicas.

As denúncias contra o ginecologista vieram à tona no último domingo (14), durante o Fantástico, da Rede Globo. A atração exibiu uma matéria na qual dezenas de pacientes denunciaram o prefeito de tê-las estuprado durante as consultas. O médico atende na rede pública da cidade e em um consultório, na sua casa, e gravava os abusos.

Em uma sessão extraordinária, nove dos 11 vereadores estiverem presentes e por unanimidade decidiram por afastá-lo. Do lado de fora da Câmara, moradores exigiram o afastamento do prefeito e, após a decisão, soltaram fogos de artifício como forma de comemoração.

+ Prefeito no Ceará, médico é acusado de estuprar pacientes há décadas: ‘Um monstro’

A filha do prefeito, Cristiana Cordeiro Costa, e o filho do vice-prefeito, Alexandre Wagner Albuquerque Nery, são vereadores, e foram representados por seus suplentes pelo fato do grau de parentesco com o denunciado.

Artur Wagner Vasconcelos Nery, vice-prefeito de Uruburetama, foi convocado a ir à Câmara para assumir o cargo.

Ao expulsar José Hilson da legenda, a Comissão Política do PCdoB-Ceará alegou que repudia os atos do prefeito que “afrontam a dignidade humana”. A nota do partido pode ser lida na íntegra abaixo.

Decreto sobre o afastamento do prefeito (Câmara Municipal de Uruburetama/Reprodução)

Nota do PCdoB na íntegra:

“Frente às denúncias veiculadas através das mídias, relativas à conduta ética do médico e prefeito de Uruburetama José Hilson de Paiva, filiado ao PCdoB a partir de setembro de 2015, o Partido Comunista do Brasil – Ceará esclarece aos seus filiados e à população o seguinte:

1- Nos seus 97 anos de existência, o PCdoB sempre se pautou por concepções e princípios éticos condizentes com o que fundamenta o comportamento da maioria dos trabalhadores brasileiros. Dessa forma, repudia os atos que afrontam a dignidade humana cometidos por José Hilson;

2- Considerando a gravidade dos fatos, a Comissão Política Estadual, em reunião extraordinária, decidiu nos termos do artigo 39, parágrafo 6º do Estatuto do PCdoB, pela expulsão de José Hilson de Paiva de suas fileiras, observando-se os trâmites partidários.

A Comissão Política do PCdoB-Ceará

15 de julho de 2019.”

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!