Sirenes de barragem tocam por engano em Santa Bárbara: ‘Não houve rompimento’

Cidade está na rota da lama caso barragem em Barão de Cocais se rompa (Google Maps/Reprodução

Os moradores de Santa Bárbara, na região Central de Minas Gerais, foram surpreendidos com o acionamento de sirenes nesta sexta-feira (26). De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, os equipamentos foram tocados de forma equivocada.

Em conversa com o BHAZ, o tenente-coronel Flávio Godinho informou que no momento do acionamento acontecia um teste. “A Anglo Gold Ashanti fazia um teste na sirene, porém era sem som e tinha o objetivo de verificar somente o funcionamento. Acabou que o som foi emitido”, disse.

Apesar do susto, o tenente-coronel tranquilizou os moradores da região. “Não houve rompimento de barragem, está tudo tranquilo na cidade. Como disse, foi um acionamento errado e providências já estão sendo tomadas”, esclareceu. Entre as providências está o registro de ocorrência que será encaminhado ao Ministério Público.

Esta não é a primeira vez em que os moradores de Santa Bárbara se assustam com sirenes. Em maio deste ano, dois equipamentos tocaram, por menos de cinco segundos, durante um teste.

O fato de Santa Bárbara estar na rota da lama em caso de ruptura da mina Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, faz com que na cidade fique instalado sistema de alarme que tem o objetivo de avisar as pessoas, caso a estrutura da mineradora Vale se rompa.

Em contado com o BHAZ, a Anglo Gold Ashanti confirmou que houve o acionamento das nove sirenes e disse que lamenta o erro. Confira a nota da empresa na íntegra:

“A AngloGold Ashanti confirma que nessa sexta-feira, 26 de julho, perto das 13h50, houve o acionamento indevido de uma das noves sirenes de emergência da barragem Córrego do Sítio (CDS), localizada em Santa Bárbara (MG), próxima às comunidades de Barra Feliz e Carrapato, durante o procedimento de manutenção preventiva dos equipamentos. 

A empresa deslocou equipe aos pontos de encontro para esclarecimento da situação às comunidades. Além disso, entrou em contato com as lideranças comunitárias e os órgãos públicos competentes para comunicar o ocorrido. Paralelamente, os motivos do acionamento incorreto das sirenes estão sendo apurados. O sistema já foi normalizado. 

A AngloGold Ashanti lamenta pelo acionamento equivocado do sistema de emergência e pede desculpas à população e reforça que todas as suas barragens estão estáveis e não apresentam riscos. A empresa reafirma seu compromisso junto à comunidade de sempre estar à disposição para colaborar”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!