Cuidador suspeito de torturar idosos em Santa Luzia é preso

Divulgação/Polícia Civil

Um cuidador de idosos do asilo Acolhendo Vidas, localizado em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi preso nesta quarta-feira (31) suspeito de maus-tratos contra pacientes da instituição. O homem foi detido depois que a Polícia Civil solicitou um mandado de prisão contra ele.

De acordo com a Polícia Civil, o cuidador de 47 anos procurou uma companhia da Polícia Militar em Santa Luzia, junto com um advogado, ainda nesta tarde. Os militares informaram, então, que o homem estava no local e a Polícia Civil agiu rapidamente. Uma delegada que estava em um fórum conseguiu o mandado de prisão contra o suspeito. Ele foi levado para uma delegacia e já está à disposição da Justiça.

O homem preso teria cometido maus-tratos contra idosos do Acolhendo Vidas, mesmo local em que internos acamados e com dificuldades de locomoção teriam sido torturados. A proprietária do espaço e a filha dela foram presas ainda na quinta-feira (25). O asilo funcionava sem autorização do Conselho Municipal de Assistência Social.

O caso chegou ao conhecimento da Polícia Civil por meio de uma denúncia de maus-tratos, restrição de alimentos e até violência por parte dos cuidadores, ainda na quinta-feira. No mesmo dia, uma equipe da Polícia Civil esteve no local, numa diligência de emergência, e constatou que, na verdade, os internos estavam sendo torturados.

De acordo com a delegada Bianca Prado, havia internos “de castigo” em seus quartos e privados de alimentação. “Verificamos uma situação não só de maus-tratos, mas muito mais grave: os internos estavam sendo torturados, física e mentalmente; internos em estado de saúde deplorável, alguns se alimentando por sonda, sem nada dentro. O local era totalmente insalubre, com uma fossa transbordando e os idosos e cadeirantes no meio dessa lama de bosta”, relatou.

A delegada acrescentou que, a partir do cenário absurdo, a equipe da polícia entrou de imediato em contato com a proprietária do asilo Acolhendo Vidas e a filha dela, que foram pegas de surpresa, e teriam tratado os policiais com hostilidade. “Diante disso, demos voz de flagrante e desacato e chamamos a Vigilância Sanitária Municipal, para que o local fosse interditado”, acrescentou.

Procurada pelo BHAZ, a Prefeitura de Santa Luzia informou que nove idosos foram encaminhados para o Hospital Municipal da cidade no dia da ação da Polícia Civil. Os demais internos passaram por avaliação médica e os que precisaram de auxílio foram atendidos e receberam os devidos cuidados. A administração ainda explicou que, por se tratar de uma instituição particular, a Prefeitura aguarda decisão judicial a respeito do fechamento ou não da casa, além de quais procedimentos deverão ser tomados em relação aos pacientes e ao estabelecimento.

Ainda de acordo com a Prefeitura, em boletim médico emitido pelo Hospital Municipal nesta quarta-feira (31), apenas um paciente não havia sido identificado, bem como os familiares dele. Nessa terça (30), dois idosos tiveram alta da unidade de saúde, mas um deles precisou retornar por conta de condições inadequadas de moradia.

No boletim médico consta ainda que três outros idosos receberiam alta nesta quarta e que seriam acompanhados por familiares. Outros três, com doenças com poucas possibilidades de cura ou melhora, seguem internados recebendo os cuidados necessários.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!