Começa hoje o Sertões 2019, o maior rally das Américas

Os competidores vão percorrer 4.900 quilômetros em oito etapas, de Campo Grande (MS) a Aquiraz (CE) Foto: Fábio Lapa)

Emoção, velocidade, adrenalina, superação, lição de vida e cidadania. Esses são os principais ingredientes do Rally dos Sertões, o segundo maior rally do mundo e o maior das Américas, com 4.900 quilômetros e oito dias de prova. A largada da 27ª edição acontece hoje (dia 24), em Campo Grande (MS), e a chegada será no domingo (dia 1º), em Aquiraz (CE).

Foto: Fábio Lapa

Foto: Fábio Lapa

Na verdade, a cidade de Campo Grande já vive o clima do maior rali de regularidade da América do Sul, que, ao longo dos seus 4.900 quilômetros de prova (sendo 2.860 quilômetros de trechos quilometrados), vai passar por nove cidades sedes e seis estados (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantin, Piauí e Ceará). A prova mobiliza uma caravana ambulante, com cerca de 1.800 pessoas, entre membros da organização, médicos, pilotos de aeronaves, equipes e competidores.

Foto: Fábio Lapa

Foto: Fábio Lapa

Ordem de largada

A largada oficial é no sábado (dia 24) e, no dia seguinte, será realizada uma prova, em circuito fechado, para definir a ordem de largada da primeira especial do Rally dos Sertões. A primeira etapa tem início em Campo Grande e chegada na cidade de Costa Rica, também no Mato Grosso do Sul. A última etapa será no dia 1º de setembro, num trecho de Crateus a Aquiraz, ambas cidades do Ceará (conheça todas as etapas abaixo).

Foto: Gustavo Epifanio

Foto: Gustavo Epifanio

Na coletiva de imprensa, realizada na última terça-feira em São Paulo, os organizadores do Rally dos Sertões anunciaram algumas novidades para as próximas edições da prova: a competição passa, a partir deste ano, a ser chamada apenas de “Sertões”; e a apresentação de uma proposta de um novo trajeto (do “Oiapoque ao Chuí”) para a competição em 2022, quando o rally completa 30 anos e se comemora o bicentenário da Independência do Brasil.

Patrocínio mineiro

A Concessionária O2BH Yamaha, com duas lojas em Belo Horizonte (MG), terá dois representantes na competição, os experientes Túlio Malta e Ramon Sacilotti. Além de ser a prova mais esperada do ano pelos pilotos, o Sertões exige uma preparação especial, tanques de combustível com maior capacidade de armazenamento e testa a resistência de máquinas e atletas, em uma desafiante maratona ininterrupta de 8 dias.

Foto: Túlio Malta/Divulgação

Foto: Túlio Malta/Divulgação

O mineiro Túlio Malta vai levar a bandeira de Minas Gerais nos gráficos especiais da sua Yamaha WR 450F, produzidos especialmente para o rally. Ele compete na categoria Production Aberta. Já o paulista Sacilotti não esconde a ansiedade, mesmo largando pela 11ª vez no Sertões. Ele vai competir com uma Yamaha YZ 450FX na categoria Super Production.

Foto: Gustavo Epifanio

Foto: Gustavo Epifanio

O Sertões é um evento que busca a promoção da competição, desenvolvimento social e do turismo. Esse ano, entre as novidades, está o aplicativo para o público acompanhar a prova em tempo real, número recorde de 302 competidores inscritos e a maior especial e maior Etapa Maratona da história do Sertões, que será na 5ª etapa (330km) mais a 6ª etapa (535km) com um total de 865 km, sem apoio Mecânico.

Etapas dos Sertões 2019

1ª Etapa, 25/08 – Campo Grande (MS)/Costa Rica (MS)

2ª Etapa, 26/08 – Costa Rica (MS)/Barra do Garças (MT)

3ª Etapa, 27/08 – Barra do Garças (MT)/São Miguel do Araguaia (GO)

4ª Etapa, 28/08 – São Miguel do Araguaia (GO)/Porto Nacional (TO)

5ª Etapa, 29/08 – Porto Nacional (TO)/São Félix do Tocantins (TO)

6ª Etapa, 30/08 – São Félix do Tocantins (TO)/Bom Jesus (PI)

7ª Etapa, 31/08 – Bom Jesus (PI)/Crateús (CE)

8ª Etapa, 01/09 – Crateús (CE)/Aquiraz (CE)

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!