Voluntarie-se! Ações em prol da solidariedade tomam conta de Contagem no Dia do Voluntariado

Pedro Pimenta/Movimento Transformar/Divulgação

Em homenagem ao Dia Nacional do Voluntariado, comemorado anualmente em 28 de agosto, o Movimento Transformar Contagem promoverá uma série de ações durante esta quarta-feira (28) no município da região metropolitana de Belo Horizonte.

As atividades marcam o encerramento de uma campanha que pretendia angariar materiais de limpeza para duas instituições beneficentes de Contagem. As demandas vieram por meio do aplicativo Transformar Contagem, desenvolvido pela prefeitura da cidade para conectar voluntários e instituições interessadas em seus serviços.

De acordo com Pedro Pimenta da Veiga, coordenador do programa, o objetivo do aplicativo é potencializar o sentimento de solidariedade e conectar os diferentes setores da sociedade para gerar engajamento cívico.

“Ser voluntário é uma via de mão dupla, existe ganho de todas as partes. Muitas vezes achamos que estamos ajudando, mas na maior parte das vezes percebemos que nós é quem somos ajudados”, comenta.

Desde sua estreia, em abril deste ano, o ‘voluntariômetro’ do aplicativo já computa cerca de 2 mil horas de trabalho voluntário doadas por moradores de Contagem. A plataforma ainda permite doações de alimentos, materiais de limpeza e outros objetos – doações financeiras serão inclusas até o final deste ano.

“Entendemos que muitas pessoas querem ajudar e não sabem por onde começar. Às vezes queremos doar alguma coisa que já não tem utilidade para nós, mas temos dificuldade em saber quem realmente precisa daquela doação”, diz o coordenador do projeto.

Por enquanto, o app funciona apenas em Contagem, mas o coordenador adianta que o atendimento deve ser estendido para a capital mineira em 2020.

Programação

A programação desta quarta-feira (28) começou cedo, com uma ação no Instituto Mix. Às 14h, haverá uma blitz no Eldorado, na Av. João César de Oliveira, 2.450. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre a importância do trabalho voluntário.

Divulgação/Movimento Transformar Contagem

Às 20h, a equipe do projeto fará uma ação no Sopão da Carol Solidário, que é realizado semanalmente na porta da Unidade de Pronto Atendimento Juscelino Kubitschek. Durante a ação, o grupo levará mensagens de apoio e de solidariedade às pessoas que estarão recebendo a sopa.

Para finalizar o dia, haverá uma palestra às 21h na UNA Contagem (Av. Maria da Glória Rocha, 424, Centro, Contagem). Ministrada pelo pedagogo Igor Miguel, a palestra “Voluntariado de alto impacto” pretende discutir a importância do trabalho voluntário para vida pessoal e profissional dos alunos da faculdade.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!