Bebê morto: Polícia estuda abrir investigação e creche diz ter feito tudo ‘humanamente possível’

Instagram/Reprodução + Google Street View/Reprodução

A Polícia Civil informou nesta sexta-feira (30) que realiza trabalhos primários para avaliar se abre investigação sobre a morte de um bebê de 1 ano após passar mal em um creche do Barreiro, em Belo Horizonte. A unidade também se manifestou hoje, e afirmou que Raphael Lucca sempre foi bem tratado e “fez tudo o que era humanamente possível para salvar” sua vida.

+ Bebê de 1 ano morre após passar mal em creche de BH e pais procuram por respostas

O bebê morreu após passar mal dentro do Hotelzinho Talento e Tolero, na última terça-feira (27). Ele chegou a ser socorrido para o Centro de Saúde Carlos Renato Dias, no Barreiro. Na unidade, ele teve a morte confirmada.  

Os pais de Raphael afirmam que receberam duas versões de funcionários da creche: a primeira é de que ele teria sofrido um mal súbito durante um banho e a segunda de que o menino se engasgou com leite. Por sua vez, a unidade de ensino afirma que “a constatação de que a criança não estava bem se deu no momento em que ele dormia após ter tido sua rotina normal”.

“A funcionária que iria acordá-lo para tomar banho, já à tarde, foi quem percebeu que o pequeno Raphael não aparentava estar bem”, afirma em trecho do posicionamento oficial (leia na íntegra abaixo).

“É um pesadelo, estou vivendo o pior momento da minha vida. Não queremos agir com ódio. Sabemos que a morte do Rapha não foi intencional, pois, aparentemente, eles cuidavam muito bem do meu filho, acho que foi um descuido. Só queremos uma resposta”, afirma o pai do menino, Marcos Paulo Rocha, de 24 anos.

O Hotelzinho Talento e Tolero afirma também que o bebê “sempre foi bem tratado durante todo seu período de estadia sob a guarda dos responsáveis pela creche”. Além disso, reforça que ele “não foi deixado sozinho em momento algum”.

Sobre o procedimento de socorro, a creche afirma que “tão logo foi constatada a situação anormal na qual Raphael se encontrava, os funcionários socorreram a criança a fim de evitarem a fatalidade”.

A creche ainda diz que “fez tudo o que era humanamente possível para salvar a vida de Raphael e lamenta sobremaneira o ocorrido”. Ao fim da nota, eles dizem que estão “à disposição da família para tudo que for preciso e à disposição da sociedade, da imprensa e das autoridades para quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários”.

Ao BHAZ, a Polícia Civil disse que “um boletim de ocorrência foi feito na quinta-feira (29) a pedido do pai da criança”. Além disso, o órgão explica que “os envolvidos e as testemunhas serão ouvidas, e a Polícia Civil vai verificar se há elementos para a abertura de uma investigação. O corpo da criança foi liberado no dia 27 de agosto no Instituto Médico Legal (IML)”.

Nota do Hotelzinho Talento e Tolero

“O Hotelzinho Talento e Tolero esclarece, em nota oficial, que o bebê Raphael Lucca Caputo Carvalho sempre foi bem tratado durante todo seu período de estadia sob a guarda dos responsáveis pela creche.

Esclarece que ele não foi deixado sozinho em momento algum, pois esta é a prática adotada por ela, respaldada na experiência de vinte anos na lida com o cuidado de crianças à creche confiadas.

Tão logo foi constatada a situação anormal na qual Raphael se encontrava, os funcionários socorreram a criança a fim de evitarem a fatalidade.

Esclarece, ainda, que a constatação de que a criança não estava bem se deu no momento em que ele dormia após ter tido sua rotina normal. A funcionária que iria acordá-lo para tomar banho, já à tarde, foi quem percebeu que o pequeno Raphael não aparentava estar bem.

Socorrido pela representante da creche, no hospital ele veio a falecer, infelizmente, deixando a todos consternados.

O Hotelzinho Talento e Tolero esclarece que fez tudo o que era humanamente possível para salvar a vida de Raphael e lamenta sobremaneira o ocorrido.

Não obstante, assim como foi desde a prestação de socorro ao Raphael, a creche permanece à disposição da família para tudo que for preciso e à disposição da sociedade, da imprensa e das autoridades para quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários.

Belo Horizonte, 30 de agosto de 2019.

Hotelzinho Talento e Tolero”


Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!