‘É crime!’: Atlético e Cruzeiro entram em movimento contra a homofobia no futebol

Twitter/Reprodução

Atlético e Cruzeiro participam de uma campanha, que envolve todos os times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, contra a homofobia nos estádios de futebol. O movimento acontece após, pela primeira vez, um jogo de futebol ser paralisado por conta de cantos homofóbicos. As pessoas se dividiram sobre a questão nas redes sociais.

+ Basta de homofobia! Clubes podem perder pontos em casos de discriminação nos estádios

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) divulgou, no meio de agosto, um ofício direcionado aos clubes brasileiros para avisar que as agremiações serão punidas por atos dentro dos estádios. As sanções podem chegar até mesmo à perda de pontos.

Na postagem, uma carta aberta contra a homofobia. “São absolutamente inaceitáveis práticas discriminatórias ainda existentes em nossos estádios”, diz trecho do texto. Na imagem que acompanha, os clubes lembram que “pior que prejudicar o seu time, é cometer um crime”.

Nas redes sociais, as torcidas se dividem entre apoio e críticas. Algumas pessoas acreditam que seria o fim do “futebol raiz”. Contudo, outras lembram que torcer pelo time de coração sem ser discriminado é um direito de todos.

Veja o texto na íntegra:

“Diga não à homofobia!

Os clubes da série A do futebol Brasileiro se unem pelo combate à homofobia, não somente dentro do campo de jogo, mas no nosso dia-a-dia.

Nossas arquibancadas devem receber bem pessoas de todos os níveis sociais, idades, origens, credos, raças, gêneros e orientações sexuais, unidas pela paixão comum ao futebol.

São absolutamente inaceitáveis práticas discriminatórias ainda existentes em nossos estádios: temos que dar um basta!

Movimentamos milhões de torcedores apaixonados e com grande potencial de engajamento. É nosso dever e responsabilidade promover, juntos, a tolerância e o respeito.

Os clubes brasileiros estão unidos para combater qualquer ato de homofobia, seja em cantos, seja em xingamentos isolados.

Unidos, somos invencíveis!”

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!