Meninos pulam cerca para nadar e morrem afogados em BH; ‘1º domingo quente’ acumula ocorrências

Divulgação/CBMMG

Dois adolescentes de 13 e 14 anos morreram afogados nesta segunda-feira (2), em um poço de água no bairro Etelvina Carneiro, na região Norte de Belo Horizonte. Desde domingo (1º), marcado pela volta das altas temperaturas após meses, foram registrados outros três afogamentos em Minas – com duas mortes confirmadas e um desaparecimento.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o local onde os meninos estavam era uma propriedade privada e cercada. Eles tiram invadido o local para nadar. O poço tem aproximadamente quatro metros de profundidade e 15 de diâmetro. A água era represada para irrigação de uma fazenda da região.

Ainda não foram esclarecidas as circunstâncias do afogamento dos meninos. A Polícia Civil e o rabecão foram acionados no local.

Alerta ligado

No primeiro fim de semana com altas temperaturas após meses (em BH, por exemplo, os termômetros ultrapassaram os 30ºC), Minas foi palco de ao menos quatro afogamentos registrados em diversos cantos do Estado: Santa Luzia, na Grande BH; Nova Serrana, no Centro-Oeste; e Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro. Todos esses casos ocorreram no domingo.

“Preocupa porque realmente, neste fim de semana, houve um número elevado de afogamentos. Considerando que não estamos em época de férias, e nem no fim do ano, quando é comum termos mais pessoas frequentando locais para banho e, portanto, o número de casos aumenta. Este fim de semana fugiu da regra e, sim, é de se preocupar”, afirma ao BHAZ o tenente Herman Ameno, da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros.

Em Santa Luzia, um homem está desaparecido desde que entrou em uma lagoa. O outro afogamento foi no Rio Pará, em Nova Serrana, na Região Centro-Oeste de Minas. No local, o corpo de um jovem de 19 foi encontrado a quatro metros de profundidade, depois que ele tentou atravessar o rio nadando.

+ Empresário morre após sofrer acidente de jet ski com esposa e filha em Minas

O terceiro foi em Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro, onde um empresário de 27 anos morreu afogado após sofrer um acidente de jet ski com a esposa, de 28 anos, e a filha, de 4 anos.

Artur Israel da Silva, de 27 anos, estava acompanhado da esposa e da filha de quatro anos, quando perdeu o controle da moto e todos caíram na água. A mulher e a filha foram resgatadas por pessoas que estavam no local.

Dicas

“As pessoas devem sempre andar em grupo e em locais com estrutura mínima para se banhar para que, em caso de emergência, tenha um socorro disponível. A maior parte dos acidentes, ocorrem em locais ermos, o que dificulta o atendimento das equipes dos bombeiros”, orienta Ameno.

Além disso, os bombeiros alertam que, para evitar que o período de descanso com a família e/ou amigos seja interrompido por uma tragédia ou por um acidente grave, é preciso seguir algumas dicas, extremamente simples:

  • Escolha um local seguro, dando preferência para lugares que tenham bombeiros militares ou guarda-vidas realizando a supervisão dos banhistas;
  • A água turva ou escurecida de lagoas e cachoeiras podem esconder riscos para os banhistas. Ao nadar em lagos, é preciso tomar cuidado com objetos que estejam submersos; em cachoeiras, o desnível de uma pedra para outra também pode ser um perigo;
  • Ao avistar uma pessoa se afogando, o mais correto é buscar ajuda de um serviço de emergência;
  • Caso a pessoa não tenha capacitação para realizar um salvamento, a orientação é que jamais o faça. No máximo ofereça um objeto flutuante para que a vítima possa se apoiar. Ao presenciar um afogamento, ligue, imediatamente, para o 193.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!