Obra da PBH completa 14 anos parada e ganha ‘festa de aniversário’

Arquivo pessoal/Rafael Frois

Uma área de lazer no bairro São Salvador, região Noroeste de Belo Horizonte, deveria ser construída com recursos de orçamento participativo da prefeitura (PBH). Demandada em 2004 e aprovada em 2006, a obra teve início em 2011, mas não terminou até hoje e está totalmente parada. Como protesto, os moradores fizeram uma festinha de aniversário com direito a “parabéns” para a obra que completou 14 anos. A prefeitura, por meio de nota, disse que existem outras obras prioritárias, e que a de São Salvador ainda não tem data para ser retomada.

Em um terreno de 4 mil m², desapropriado pela prefeitura, na avenida Amintas Jacques de Morais, esquina com rua Assíria, deveria estar construído um espaço de lazer. Contudo, o que se vê é muito mato e uma obra inacabada. Na época, o projeto foi orçado em R$ 2.099.994,00. A PBH não informa quanto do valor já foi gasto e se será reajustado.

A ideia do local de lazer foi do professor Rafael Frois da Silva que, na época, tinha 23 anos. Hoje, com 37, ele lembra de toda a luta. “Fiz a demanda em 2004 e foi aprovada em 2006. Demorou muito, mas começou em 2011. Começou a ser executada no período de chuva e, com isso, atrasou ainda mais. A empresa contratada começou com a construção, mas abandonou o projeto em 2012. A partir daí, não teve mais nada”, explica.

Em tom irônico, o Bloco da Língua, coletivo cultural, cantou “parabéns para você” como forma de protesto contra os 14 anos da obra parada. “A manifestação foi feita não só para lembrar o poder público, mas também para lembrar a comunidade que temos que cobrar. O ‘parabéns’ aconteceu antes do ensaio e contou com algumas pessoas”, conta.

No bairro e no entorno, não existe nenhuma praça ou local de lazer para os moradores. Com a obra concluída, já era para estar construído um ginásio coberto com arquibancada, pista de skate, playground, equipamento de musculação, área de shows, etc. “Agora é só dor de cabeça: mato cresce, pessoas começam a jogar lixo, focos de mosquito da dengue. Passou Fernando Pimentel, Márcio Lacerda, o próprio Kalil chegou a vir aqui, fez promessa de terminar a obra e não fez nada”, conta.

“Não é só questão de esporte e lazer, é de qualidade de vida da comunidade. A gente nem sabe mais como dar um adjetivo para o tema. Já fomos a parlamentares da esquerda, direita, audiências públicas, fizemos protestos. Nada adiantou. A PBH vende uma imagem que tudo está acontecendo bem, isso revolta todo mundo”, desabafa o professor.

Para Rafael, por ser um local com pessoas de baixo poder aquisitivo, a prefeitura não dá prioridade. “Vemos outras obras de locais de classe média sendo priorizadas. A impressão que passa é que eles priorizam as pessoas de classe média ou alta. Esse lema de que governa para quem precisa, não condiz com a realidade”, explica.

Protesto realizado em 2013, quando a obra estava com 7 anos (Arquivo pessoal/Rafael Frois)

Prefeitura se manifesta

De acordo com a PBH, no início de 2017, “havia cerca de 450 empreendimentos aprovados no Orçamento Participativo, que se encontravam parados ou não inicializados em diversas regiões de Belo Horizonte”, diz trecho da nota.

O órgão explica que a partir do primeiro semestre de 2017 até agora, a administração municipal retomou mais de 300 desses projetos escolhidos pela população. “Destes, 88 foram concluídos e os demais estão em andamento em fases diversas (orçamentos, projetos, obras)”, continua a prefeitura por nota.

A PBH ainda afirma que “foi priorizada a retomada dos empreendimentos em vilas e favelas, principalmente os relacionados com urbanização e saneamento básico. Não houve, desde 2017, novas votações do Orçamento Participativo, pois a meta é executar o passivo já existente herdado das gestões anteriores. Neste momento, o Empreendimento nº 52 do OP 2007/2008 – Área de Esporte e Lazer São Salvador está inserido entre os 150 que ainda aguardam a viabilização de recursos para sua retomada”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!