Time da (quase) Virada: Galo reage na raça, mas leva gol no fim e tem gosto amargo em estreia de Mancini

Bruno Cantini/Atlético

Na estreia do técnico Vagner Mancini, na noite desta quarta-feira (16), o Atlético quase fez jus à alcunha de “Time da Virada”. Quase. Após conseguir reverter o placar ao sair atrás no marcador, o Galo levou um gol no finalzinho do duelo contra o CSA, no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). Resultado: um 2 a 2 amargo para os dois times.

O empate manteve o time alagoano na zona de rebaixamento, na 17ª posição do campeonato. Já o Galo não conseguiu pôr fim à péssima fase: são nove derrotas, dois empates e apenas uma vitória nos últimos 12 jogos pelo Brasileirão. E, a cada rodada, o fantasma do Z4 mais próximo.

Cornetas

O jogo em Maceió possuía um ingrediente a mais: a estreia de Vagner Mancini, bastante cornetado assim que foi anunciado pelo Galo. Seu histórico de rebaixamentos no Campeonato Brasileiro não agradou os torcedores e a escalação do jogo também foi criticada pela formação com três zagueiros. Mas, na prática, o jogador Réver acabou atuando como volante.

+ ‘Rei do Rebaixamento’: Vagner Mancini recebe enxurrada de críticas ao ser anunciado como técnico do Galo

Começo reativo

Os primeiros minutos do jogo foram marcados pela maior posse de bola do CSA. Aos dois minutos, o atacante paraguaio Bustamante já cobrou a primeira falta, mirando no gol e acertando para fora. O Atlético manteve uma postura mais reativa.

Foi quase

Aos 22 minutos, Luan cruzou para a direita e Marquinhos cabeceou a bola rente à trave de João Carlos. Aos 31, outra sensação de “passou perto”: Vinícius chutou de fora da área e fez o goleiro do CSA defender com a ponta dos dedos.

Fugindo da zona?

Depois de resistir às tentativas do Galo, o CSA abriu o placar aproveitando uma ação desorganizada de Fábio Santos. O gol, aos 34 minutos, foi do atacante Alecsandro, que já jogou no Atlético. Com o gol, o CSA deixaria o Z-4 e empurraria o Ceará para a 17ª colocação.

Logo depois, outro “quase”, desta vez contra: tentando cortar o cruzamento de Luan, Alan Costa escapou de marcar um gol contra graças à defesa de João Carlos.

Pressão no segundo tempo

Depois do intervalo, o Galo entrou com Maicon Bolt no lugar de Marquinhos. Quase na metade da etapa final, Vagner Mancini também tirou Franco Di Santo para entrar com Ricardo Oliveira. A segunda substituição foi muito criticada pela torcida, desanimada com a fase do experiente atacante.

Frustrada com a substituição, a torcida atleticana só teve que esperar cinco minutos para uma notícia boa: o capitão Réver, que atuou como volante, empatou o jogo aos 23 minutos ao pegar o rebote de fora da área. A virada ameaçou vir com um chute de Vinícius, direto na trave.

Time da (quase) Virada

Com 10 em campo, depois da expulsão de Vinicius pelo segundo cartão amarelo, o Galo virou o jogo com gol do Luan, que acertou o canto esquerdo do gol.

Mas a alegria atleticana não durou muito. O árbitro Sávio Pereira Sampaio marcou pênalti de Guga em cima de Jonathan Gómez, que marcou o gol aos 43 minutos da etapa final.

Agenda

O Atlético volta a jogar no próximo domingo (20), contra o Santos, pela 27ª rodada do Brasileirão. O jogo é no Independência, às 16h.

FICHA TÉCNICA
Local: 
Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data: 
16 de outubro de 2019 (quarta-feira)
Horário: 
19h15 (de Brasília)
Arbitragem: 
Savio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares:
 Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF)
VAR: ​Pathrice Wallace Corrêa Maia (DF)

CSA: João Carlos (Jordi); Dawhan, Alan Costa, Luciano Castán e Carlinhos; Naldo, João Vitor (Jean Cléber), Jonatan Goméz e Apodi; Bustamante e Alecsandro (Ricardo Bueno ou Safira).
Técnico: Argel Fucks

Atlético: Cleiton; Guga, Igor Rabello, Réver, Leonardo Silva e Fábio Santos; Elias, Luan, Vinícius e Marquinhos; Di Santo.
Técnico: 
Vagner Mancini

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!