Documento de carro agora pode ser apresentado pelo celular; entenda como usar

Rafael D’Oliveira/BHAZ

Com Detran-MG

A Polícia Civil de Minas Gerais lançou nesta quarta-feira (11) mais uma facilidade para os motoristas do Estado. A partir de agora, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) está disponível também em versão digital.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já pode ser apresentada em formato eletrônico desde janeiro de 2018. O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (baixe aqui), reúne agora os dois documentos obrigatórios para a condução de veículos automotores. O motorista poderá apresentá-los mesmo se o celular não estiver conectado à internet.

O proprietário pode compartilhar o CRLV digital com até cinco pessoas, que também tenham o aplicativo instalado. O documento fica protegido por uma senha de quatro dígitos cadastrada pelo usuário.

Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Para acessar o documento digital, o proprietário tem que ter quitado o licenciamento do veículo de 2019, expedido pelo Detran-MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

Passo a passo

  • Para obter os documentos eletrônicos, é preciso fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Google Play e App Store.
  • Depois, basta fazer o cadastramento no aplicativo. Então, o usuário recebe um e-mail e deve clicar no link para ativar o cadastro.
  • Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento”, que será a CNH ou CRLV digitais.
  • Após o cadastro, para validar o CRLV digital, basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV).
  • Depois de confirmar a validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizada a CRLV Digital no dispositivo móvel.
  • O aplicativo vai pedir para o usuário criar uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. A CRLV Digital poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!