Vices do Cruzeiro indicam renúncia e torcida cobra saída do presidente: ‘Só falta um’

Cruzeiro/Divulgação

Depois de um período de pressão e protestos da torcida, os vice-presidentes do Cruzeiro sinalizaram, em cartas, a renúncia aos cargos. Ronaldo Granata, que não queria abrir mão do cargo, oficializou nesta quarta-feira (18) sua renúncia por meio de carta enviada ao presidente do Conselho Deliberativo, José Dalai Rocha. Hermínio Lemos, em um documento obtido pelo Superesportes, também indicou sua renúncia no mesmo dia.

Na terça-feira (17), Dalai Rocha decidiu convocar uma assembleia extraordinária para a votação do afastamento da chapa depois de ter uma reunião com o presidente Wagner Pires de Sá e seus vices. Dalai conseguiu convencer Pires de Sá e Hermínio Lemos a abrirem mão do cargo, mas Granata até então não tinha se mostrado disposto a renunciar.

+ Vice do Cruzeiro não aceita renúncia, adia decisão para janeiro e irrita torcida: ‘Estamos em estado de coma’

Na carta de Ronaldo Granata, ele não fala diretamente sobre uma renúncia, mas Dalai contou ao BHAZ que o conselho a interpretou como tal. No documento, Granata afirma que seu foco é o Cruzeiro e que, se não puder contribuir para o time, não será obstáculo. “Se a opção for por novos gestores no Cruzeiro, serei o primeiro a desejar sucesso, para o bem do clube”, diz um trecho da carta (leia na íntegra abaixo).

Na carta divulgada pelo Superesportes, Hermínio Francisco Lemos garantiu que, se o melhor para o clube for uma nova gestão, a decisão tem seu apoio. Assim como Granata, Hermínio enfatizou que seu nome não foi mencionado em investigações. “Não estou aqui para apontar os erros, pois se eles realmente existirem que os responsáveis arquem com as responsabilidades e as consequências”, escreveu em um trecho do documento, disponível na íntegra abaixo.

A renúncia dos vice-presidentes, aliada a uma provável saída de Wagner Pires de Sá, abre espaço para uma reforma política no Cruzeiro. A torcida, que vem protestando contra a atual diretoria, comemorou os anúncios nas redes sociais, mas ainda cobra a renúncia do presidente. “Isso pra nós vale título”, comentou um torcedor cruzeirense no Twitter.

+ ‘Nudes’ de diretor, IPVA de esposa, ‘novo nome’ da sede: Cruzeiro vive caos após rebaixamento

Carta de Ronaldo Granata

Prezado senhor,

O CRUZEIRO PRIMEIRO

Meu foco sempre foi e sempre será o Cruzeiro.
Por essa razão, eu me afastei da diretoria tão logo percebi os rumos e as práticas implementadas e passei a alertar para os riscos que o Cruzeiro estava correndo. E tudo se confirmou.
Não fui e nem sou investigado. Jamais tive a polícia na minha porta. E nunca compactuei com malfeitos no clube.
Mas sou hoje vítima de uma campanha difamatória, infame e injusta, por parte de pessoas que se omitiram ou foram coniventes quando ainda era o tempo de evitar o pior.
Não tenho interesses pessoais. Se não posso contribuir, como era meu desejo, para reconstrução do nosso clube, levando-o de volta ao lugar da grandeza que sempre ocupou, não serei obstáculo.
Se a opção for por novos gestores no Cruzeiro, serei o primeiro a desejar sucesso, para o bem do clube.
Continuarei, como torcedor que sempre fui, apoiando meu time, ao lado da torcida que sempre respeitei.

Atenciosamente, Ronaldo Granata, segundo vice-presidente do Cruzeiro

Carta de Hermínio Lemos

Divulgada pelo Superesportes

“Olá, sou Hermínio Lemos e tenho uma longa trajetória no Clube Celeste.

Aos 5 anos de idade, me associei ao Clube Social. Depois, fui suplente do Conselho, Conselheiro Efetivo, Nato, até me tornar Conselheiro Benemérito. Fui 2º e 1º secretário do Conselho Deliberativo, Vice e Presidente do Conselho Deliberativo. Já fui superintendente administrativo da Toca da Raposa I e secretário-geral da presidência.

Com 70 anos de grandes trabalhos realizados, sou formado em Engenharia Civil, com pós-graduação e especialização em Engenharia de Transporte e Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Gestão de Negócios.

Minha família tem sim uma forte ligação com o Cruzeiro Esporte Clube há muitos anos. São anos de uma história limpa, ética e muito transparente.

Em 2017, fui eleito 1º vice-presidente do Cruzeiro Esporte Clube. Minha atribuição sempre foi estatutária. Atuei nas funções que competem ao 1º vice-presidente.

Art. 28. Compete ao 1º Vice-Presidente:

I – substituir o Presidente na sua ausência ou impedimento;

II – incumbir-se, por delegação expressa do Presidente, de parte de suas atribuições.

O que o exercício me deu por delegação foi ser o responsável pelo lado administrativo e dos clubes sociais. Tenho orgulho em afirmar que lutei por uma governança corporativa e por uma gestão profissionalizada no Clube. Trouxemos a Ernest Young, a Falconi e implementamos o Complaince.

Nunca tive envolvimento direto nem indireto com o futebol profissional. Nunca acompanhei um contrato ou distrato. Acho que não é segredo para ninguém que, departamento de futebol profissional é uma ilha nas administrações, onde poucos tomam as decisões e, muitas vezes, sem o conhecimento dos demais, como no meu caso.

Lamento muito como cruzeirense, como profissional e como pessoa a situação em que o Cruzeiro se encontra hoje. O cargo é coisa passageira, mas a Instituição não. Estamos prestes a completar 100 anos.

Meu patrimônio desde que eu entrei aqui não evoluiu, pelo contrário, para quem não sabe, avalizei o Cruzeiro em 12 milhões de reais, em março de 2008. Comprometi assim todo meu patrimônio arrecadado nos 46 anos de dedicação profissional. Quem tiver interesse pode ter acesso ao meu extrato de Imposto de Renda, entre 2009 e 2019, no Cartório.

Hoje, estou extremamente preocupado pois eu e minha família estamos sofrendo ameaças, inclusive de morte. Meu irmão, José Francisco Lemos tem 90 anos e vem sendo constantemente ameaçado. Um homem sério, íntegro e que dedicou sua vida a esta Instituição. As pessoas não sabem os reais motivos e jogam todos no mesmo barco.

Eu não fui mencionado em nenhuma investigação, não fui indiciado e não tive nenhuma busca e apreensão. Nada consta contra meu nome.

Mas, não estou aqui para apontar os erros, pois se eles realmente existirem que os responsáveis arquem com as responsabilidades e as consequências.

Deixem que a polícia e a justiça trabalhem, este é o papel deles. Não tomem decisões precipitadas, ofendendo e agredindo pessoas que não têm culpa.

E se o melhor for uma nova gestão para este grande Clube, já tem aqui meu total apoio. Estarei sempre torcendo e lutando para que o melhor seja feito ao Cruzeiro Esporte Clube.

Hermínio Lemos
Belo Horizonte – MG
18 de dezembro de 2019″

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!