Home NotíciasBHTempestade severa: Nove cidades podem receber chuva forte e Defesa Civil faz alerta

Tempestade severa: Nove cidades podem receber chuva forte e Defesa Civil faz alerta

Pelo menos nove cidades da Grande BH podem receber tempestade severa ao longo das próximas horas desta segunda-feira (20). A Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais emitiu um alerta a respeito da situação para que moradores dos municípios evitem áreas de alagamento.

Na lista do órgão aparecem Contagem, Betim, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas e Sarzedo. Em Contagem, uma forte chuva deixou pessoas ilhadas e levou destruição à feira do bairro Amazonas nesse domingo (19). Fotos e vídeos publicados nas redes sociais mostram a devastação provocada pelo temporal que atingiu a cidade.

+ Shopping, estação de metrô e (muitas) vias alagadas: Tempestade assola Contagem e Barreiro

De acordo com o coordenador adjunto da Defesa Civil estadual, Flávio Godinho, moradores das localidades citadas devem evitar áreas de risco e procurar locais seguros durante a chuva. Ele também alerta que veículos devem ser mantidos em espaços cobertos para se evitar danos materiais.

Ver essa foto no Instagram

ATENÇÃO! ⚠️ . 16h36 – Alerta de Tempestade SEVERA, com raios, chuva forte, rajadas de vento para as próximas 2h ⛈️🌧️ . Municípios atingidos: REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas, Sarzedo. . Fonte: CEMIG.

Uma publicação compartilhada por Defesa Civil de Minas Gerais (@defesacivil_mg) em

Cuidados


A Defesa Civil recomenda que motoristas e pedestres evitem transitar por vias e ruas com risco de inundação. Confira outras recomendações de segurança para o período chuvoso abaixo: ⠀

Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.

Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.

Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

Atenção especial em áreas de encostas e morros.

Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).

Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Avatar

Roberth Costa

Roberth Costa é publicitário, repórter e editor no Bhaz.

Comentários