Candidata é eliminada do Enem após confusão com nomes parecidos: ‘Chorei muito’

Confusão com nomes parecidos fez estudante ser eliminada do Enem (Arquivo pessoal/Reprodução/Facebook)

A estudante Rebecca Campos Ferreira, de 18 anos, foi desclassificada do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em decorrência de um suposto erro do aplicador da prova. Durante a avaliação, o celular de outra candidata, que se chama Rebeca Moura, tocou e a garota foi eliminada por conta da semelhança entre os nomes delas. 

A candidata só descobriu a confusão quando a nota do exame foi divulgada. “Eu me senti péssima quando vi que fui eliminada. Chorei muito e não sabia o que fazer”, contou ao BHAZ.

“Quando fui consultar minha nota, vi que havia sido eliminada do Enem. Imediatamente, lembrei do ocorrido e entrei em contato com a Rebeca, que foi eliminada da prova e as notas dela não foram anuladas. No entanto, algumas estavam zeradas, já que ela não conseguiu finalizar a prova. Para mim fica claro que o fiscal, que aplicou a prova, se confundiu, já que nós duas nós chamamos Rebecca”, contou a estudante.

Rebecca revelou ao BHAZ que estudou muito, não só no último ano. “Estudei bastante ao longo do Ensino Médio todo, fiz módulo na escola e estudava em casa”, complementou a garota, que mora em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

A jovem está ainda mais preocupada por conta da inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que vai até o dia 24. A família da adolescente também entrou em uma corrente para ajudá-la.

“Hoje (segunda-feira) é meu aniversário, porém a postagem será de denúncia contra a incompetência dos fiscais mal preparados que retiraram uma candidata e eliminaram por equívoco a minha filha que tem o mesmo nome”, escreveu no Facebook a mãe da estudante, Grace Kelly Campos Ferreira.

O BHAZ procurou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos) para comentar o assunto. No entanto, não emitiu posicionamento até o fechamento desta matéria. A reportagem será atualizada assim que houver um retorno.

Aline Diniz[email protected]

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!