Alerta! Tempestade severa pode atingir BH no fim de semana do Carnaval

Carnaval com chuva
Fim de semana de Carnaval terá no mínimo 70 mm de chuva (Amanda Dias/BHAZ)

O fim de semana de Carnaval em BH promete muita diversão, mas a folia também pode contar com muita chuva. A Defesa Civil da capital emitiu um alerta de tempestades severas para o período, em especial no sábado (22) e no domingo (23). O volume de chuva pode superar 100 mm entre a sexta (21) e a terça-feira (25), com maior concentração no fim de semana.

Meteorologista da Defesa Civil, Dayan Carvalho explicou ao BHAZ que o tempo ficará instável nos próximos cinco dias, com rajadas de vento superiores 55 km/h, a partir desta quinta-feira (20), mas que o maior volume com certeza cairá no fim de semana.

“Na segunda e na terça de Carnaval, a gente espera uma chuva mais leve, como a de hoje. Entre os 100 mm esperados em todo o período, a maioria vai estar concentrada no sábado e no domingo, então o fim de semana merece atenção e especial e mais cuidado”, afirmou.

No sábado, pancadas de chuva de intensidade moderada a forte são esperadas principalmente a partir da tarde . Já no domingo, chuvas de mesma intensidade podem cair a qualquer hora do dia. No total, são esperados no mínimo 70 mm nos dois dias.

A atenção é ainda mais necessária por ser um período de festa na cidade. “Se tem um grande fluxo de pessoas na rua, como é esperado, e uma pancada de chuva que pode ocorrer em pouco tempo, isso pode causar um impacto pontual”, explicou Dayan.

“Num bloco, se uma chuva durar meia hora que for, dependendo do lugar o problema pode ser maior. Se é em um bairro íngreme, a atenção tem que ser maior, porque aí pode ter enxurradas, por exemplo. Mas nada comparado ao que aconteceu em janeiro em BH”, completou o meteorologista.

Ainda nesta quinta-feira (20), são esperadas pancadas de chuva de até 20mm, com raios e rajadas de vento em torno de 40 km/h até as 8h desta sexta (21).

Recomendações

Durante o período chuvoso, autoridades recomendam que motoristas e pedestres adotem ações preventivas de segurança. A Defesa Civil Municipal pede para que a população redobre a atenção e evite locais que possam inundar. Confira outras recomendações para manter-se em segurança:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!