Vai ter bloco, sim! Alô Abacaxi confirma cortejo depois de anunciar cancelamento

alo abacaxi confirmado
Alô Abacaxi tem reviravolta e cortejo vai conseguir sair (@aloabacaxi/Instagram/Reprodução + Maria Eduarda Faria/ BHAZ)

Depois de anunciar o cancelamento do cortejo para o Carnaval de 2020, por causa da exigência repentina de um documento de adequação dos trios elétricos (entenda aqui), o Alô Abacaxi anunciou no Instagram a reviravolta: o bloco vai sair, sim!

Confirmado para o Domingo de Carnaval (23), o bloco conseguiu um trio que já estava alugado e vai poder sair pelas ruas de BH. Na sexta-feira (21), os organizadores haviam anunciado o cancelamento em uma transmissão ao vivo pelo Instagram. Eles contaram que tentaram mudar a data do desfile e até pensaram em fazer parcerias com outros grupos, porém não conseguiram viabilizar nenhuma das alternativas.

+ Alô Abacaxi cancela cortejo após exigência de documento impossível de ser emitido hoje em MG

“Assim foi a noite de sexta de Carnaval pro Alô Abacaxi: triste, frustrada, tomada por um sentimento de impotência. Mas, quando é pra ser, meus queridos… Não ha força que impeça! Um trio que já estava alugado se fez disponível, e graças ao apoio de amigos e parceiros nessa luta contra a arbitrariedade e censura impostas, foi possível reservar esse trio para o Alô Abacaxi”, diz a publicação que divulgou a novidade.

Ver essa foto no Instagram

ESTAMOS TÃO SURPRESOS QUANTO IMAGINAMOS QUE VOCÊS DEVEM ESTAR! A última semana foi uma loucura, não só pro Abacaxi, mas pra todos os afetados pelas últimas movimentações do poder público relacionadas à continuidade do nosso carnaval de rua. O dia de ontem, então, nem se fala. Como contamos pra vocês, tivemos expectativas de fazer acontecer, frustradas pela necessidade de cancelar, reacendidas por novas esperanças ainda mais frustradas por um cancelamento sem saída. E assim foi a noite de sexta de carnaval pro Alô Abacaxi: triste, frustrada, tomada por um sentimento de impotência. Mas quando é pra ser, meus queridos… Não ha força que impeça! Um trio que já estava alugado se fez disponível, e graças ao apoio de amigos e parceiros nessa luta contra a arbitrariedade e censura impostas, foi possível reservar esse trio para o Alô Abacaxi. A gente não tem palavras. Somos gratos por todo o carinho que recebemos sempre, e mais ainda desde a noite de ontem. Estar na rua, levando nossa tropicalidade em forma de luta e resistência, faz muito mais sentido ao ver tanta gente junta, trocando afeto, se apoiando, se cuidando, se respeitando. Estamos aqui, no sábado de carnaval, tentando reorganizar um cortejo pensado há meses, retomando a produção logística que poderia ter sido inteira fechada durante a semana. (PS: E tem show da Bandacaxi hoje na @amadoriabh, a partir das 15h! BORA LÁ AMAR A GENTE!) Nosso mais sincero e amoroso MUITO OBRIGADA a cada um que contribuiu para que fosse possível botar nosso bloco na rua, apesar de tudo! VAMOS PRA RUA! NINGUÉM VAI ENTENDER NADA! SALVE O CARNAVAL DE RUA E DE LUTA DE BELO HORIZONTE!

Uma publicação compartilhada por Alô Abacaxi (@aloabacaxi) em

Seis dias antes do Carnaval, autoridades cobraram de fornecedores de trios elétricos do Carnaval de BH uma exigência impossível de ser cumprida em Minas Gerais. O Estado mineiro não possui uma empresa sequer apta pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) a conceder a modificação formal exigida pelas polícias de forma repentina no último domingo (16).

+ Autoridades cobram, a 6 dias do Carnaval, exigência impossível de ser cumprida em Minas

Com a volta do Alô Abacaxi, o bloco se reorganiza de última hora para não deixar a festa acabar. O cortejo está confirmado como era previsto antes: no domingo (23), às 9h, na avenida Afonso Pena, 705.

Confira outros detalhes aqui.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!