Supermercados negam risco de desabastecimento em MG e pedem calma à população

supermercados coronavírus
Associação garante que não há risco de desabastecimento nos supermercados (Vitor Fernandes/BHAZ)

Mesmo com o cenário que já assusta os mineiros com o avanço do novo coronavírus no Estado, a Amis (Associação Mineira de Supermercados) garantiu, nesta terça-feira (17), que não é preciso se desesperar para estocar alimentos e produtos de higiene. De acordo com o órgão, os mercados estão com estoque dentro da normalidade e sem risco de desabastecimento.

O único item em falta, devido à corrida às prateleiras, provocadas pela chegada do vírus no país, é o álcool em gel. A Amis explica que “teve excesso de demanda e há dificuldade de fornecimento – do álcool em gel – por parte dos fabricantes”, diz.

Em nota (veja na íntegra abaixo), a associação explica que realizou uma consulta nas principais redes de supermercado de Minas e que “não há necessidade de o consumidor formar estoques, o que só contribuiria para um desnecessário descontrole do abastecimento”, afirma a Amis.

O órgão finaliza dizendo que vai continuar acompanhando a situação dos supermercados para garantir que a população continue informada sobre a situação das prateleiras.

Nota da Amis

“Belo Horizonte, 17 de março de 2020 – 19h. A Associação Mineira de Supermercados (AMIS) realizou consulta nesta data de 17 de março em todo o Estado a empresas supermercadistas associadas que são referência em suas regiões e informa o seguinte:

1) O abastecimento está normal nos supermercados mineiros. A única exceção é para o item ÁLCOOL GEL, que teve excesso de demanda e há dificuldade de fornecimento por parte dos fabricantes.

2) Nos últimos cinco dias foi verificado crescimento de demanda por outros itens, especialmente produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica e alguns tipos de alimentos, mas nada que provoque desabastecimento das lojas.

3) A AMIS e seus associados estão em contato direto com as empresas fornecedoras de produtos e a expectativa é de que este quadro de normalidade e de garantia de abastecimento se mantenha.

4) Não há necessidade de o consumidor formar estoques, o que só contribuiria para um desnecessário descontrole do abastecimento.

A AMIS informa ainda que as lojas supermercadistas estão com seu horário de funcionamento normal e sugere a associados e consumidores que mantenham os cuidados e ações recomendados pelas autoridades de saúde para evitar a propagação do vírus.  A entidade continuará acompanhando a situação nos supermercados e informando à sociedade”.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!