IBGE vai devolver taxas pagas para seleções do Censo 2020

ibge vai devolver taxas censo 2020
Profissionais seriam contratados para o Censo 2020 (Lícia Rubinstein/Agência IBGE Notícias)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quarta-feira (25) que vai viabilizar a devolução das taxas de inscrições pagas pelos candidatos do concurso para o Censo Demográfico deste ano, que foi adiado diante do avanço do coronavírus no Brasil.

O instituto havia aberto, inscrições para dois processos seletivos, nas vagas de agentes censitários municipais/supervisores e recenseadores. A taxa era de R$ 35,80 para a primeira função e R$ 23,61 para a segunda. A data prevista para a devolução é dia 18 de maio deste ano.

Em nota (confira na íntegra abaixo), o IBGE informou que está trabalhando para que o ressarcimento aconteça o mais rápido possível. “O IBGE e o CEBRASPE estão trabalhando em conjunto para viabilizar o ressarcimento dos valores pagos pelas inscrições com a maior brevidade possível.”

Adiamento

O Censo Demográfico é feito a cada 10 anos e tem abrangência nacional. Pesquisadores do órgão visitam os domicílios pelo país para obter dados sobre as características dos moradores – nível de estudo, trabalho, entre outras informações.

Em um comunicado, o IBGE informou que a decisão de adiar para 2021 leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa. “Predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional.”

O orçamento que seria destinado ao Censo será transferido para o Ministério da Saúde para combater o avanço do coronavírus.

Segundo o IBGE, o próximo Censo terá como data de referência 31 de julho de 2021. A coleta será realizada entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

Nota IBGE

O IBGE e o CEBRASPE estão trabalhando em conjunto para viabilizar o ressarcimento dos valores pagos pelas inscrições com a maior brevidade possível.

O CEBRASPE vai encaminhar ao IBGE as informações cadastrais de cada um dos pagantes, para em seguida efetivar o reembolso, que estará disponível na forma de ordem de pagamento, a cada um dos candidatos, nas agências do Banco do Brasil.

Neste momento, a data prevista para a disponibilização do ressarcimento é dia 18 de maio de 2020. Reiteramos que todos os candidatos/pagantes serão integralmente ressarcidos, e as orientações para o recebimento dos reembolsos serão amplamente divulgadas a todos por e-mail e nas páginas oficiais e demais canais de comunicação do IBGE e do CEBRASPE.

Marcela Gonzaga
Marcela Gonzagamarcela.gonzaga@bhaz.com.br

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.