China tem primeiro dia sem mortes por Covid-19; Wuhan encerra bloqueio

wuhan encerra lockdown
A reabertura dos comércios em Wuhan foi determinada nesta quarta-feira (Shutterstock)

Nas últimas 24 horas não foi registrada nenhuma morte por Covid-19 na China, o que ocorre pela primeira vez desde janeiro, o início da pandemia. Nesta terça-feira (7), a Comissão Nacional de Saúde da China informou que foram registrados 32 novos casos positivos, todos importados.

Há ainda o registro de 30 novos casos assintomáticos. Os assintomáticos começaram a ser incluídos nas contagens de infecções confirmadas a partir de 4 de abril.

O médico de doenças infeciosas Xangai Zhang Wenhong afirmou ao diário britânico The Guardian que os casos assintomáticos são estimados em 18% a 31% dos casos confirmados. Desde o início da pandemia, a China registrou 81.740 casos diagnosticados. Morreram 3,331 pessoas e 77.167 receberam alta.

O número total de infectados baixou para 1.242, ontem eram 1.299. Os casos na China continental, que exclui Macau e Hong Kong, estão em queda desde março.

O país reforçou as restrições à chegada de estrangeiros por via aérea. Na última semana, o governo anunciou o aumento do controle nas fronteiras terrestes, onde o número de casos detectados ultrapassa os registrados nos aeroportos. Estão também proibidas a entrada e a saída de cidadãos estrangeiros.

Wuhan encerra bloqueio

A cidade de Wuhan, onde foram registrados os primeiros casos do novo coronavírus, encerrou nesta quarta-feira (7) o bloqueio comercial e de fronteiras. Nas últimas três semanas, apenas três novos casos de Covid-19 foram registrados na cidade.

Segundo o New York Times, a população de Wuhan agora pode sair de casa se apresentar às autoridades um aplicativo, sancionado pelo governo, que se baseia no endereço, nas viagens recentes e no histórico médico do cidadão para determinar se eles oferecem risco de contágio.

As autoridades já haviam começado, no mês passado, a diminuir as restrições aos habitantes, depois de meses de bloqueio para tentar conter a propagação do vírus. À medida que as taxas de infecção caiam, mais de 7 mil habitações de Wuhan foram consideradas “livres da pandemia”, o que permitiu aos moradores que deixassem suas casas durante duas horas.

Apesar da reabertura dos comércios já ser permitida, ainda existem regras rígidas a serem seguidas pela população. As autoridades da cidade ainda recomendam que todo mundo permaneça em casa o máximo possível, e as escolas ainda estão fechadas. Mesmo assim, depois que o bloqueio foi suspenso, muitas pessoas se aglomeraram em pontos turísticos da cidade para comemorar a notícia.

Com Agência Brasil, por RTP

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!