Ar tóxico de incêndio em Chernobyl avança em direção a Kiev e web fica em polvorosa

ar toxico chernobyl
Vista aérea de área industrial na cidade de Kiev, na Ucrânia (Reprodução/Envato Elements)

Além da pandemia do novo coronavírus, a população da Ucrânia, país do leste europeu, tem mais um problema para se preocupar. O ar contaminado devido à um incêndio na região da usina nuclear de Chernobyl se aproxima da capital Kiev.

Desde o dia 4 deste mês, um incêndio ambiental atinge a zona de exclusão da central de Chernobyl, local onde ocorreu, em 26 de abril de 1986, o pior acidente nuclear da história.

O fogo começou em uma área de 20 hectares e atingiu 35 hectares em 3 dias. Mas já se tem notícias que as chamas se propagaram por ao menos 100 hectares no setor florestal nos arredores da central nuclear, que fica à aproximadamente 100 Km da capital.

A Ucrânia anunciou, no domingo (5), um aumento de radioatividade causado pelo incêndio. “Há radioatividade superior à normal no coração do incêndio”, declarou, em um post no Facebook, o líder do Serviço de Inspeção Ambiental, Egor Firsov.

As autoridades já tinham declarado estarem enfrentando “problemas” para extinguir o fogo, devido ao aumento da radioatividade. No entanto, disseram que as localidades próximas não corriam perigo.

‘Se eu sobreviver a 2020, sobrevivo a tudo’

Embora a ameaça tóxica esteja do outro lado do mundo, aqui no Brasil a web também se movimentou com a notícia. Os mais exagerados chegaram a questionar se o fim do mundo estava próximo com tantos problemas que a humanidade está enfrentando. “A terra ligou o antivírus e quem conseguir passar de 2020 merece ganhar um prêmio”, ironizou um usuário no Twitter.

O assunto se tornou um dos mais comentados do Twitter nos últimos dias. Houve também quem lembrasse de outros momentos recentes, como os incêndios na Amazônia, a quase terceira guerra mundial causada entre Estados Unidos e Irã, os recentes sons estranhos no céu e a erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia.

Tudo isso sem citar a pandemia global do novo coronavírus. “Se eu conseguir sobreviver a 2020, sobrevivo a tudo”, comentou outro usuário.

Acidente nuclear de Chernobyl

O pior acidente nuclear da história aconteceu no dia 26 de abril de 1986, quando o reator 4 da central de Chernobyl explodiu e lançou material radioativo na atmosfera, contaminando grande parte da Europa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!