BH tem buzinaço em protesto por ‘socorro’ para empresas de turismo durante a pandemia

Manifestação começou na Grande BH e terminou na capital mineira
Manifestação começou na Grande BH e terminou na capital mineira (Maira Monteiro/BHAZ)

Uma carreata organizada por agências de viagem, guias e transportadoras de turismo tomou as ruas de Belo Horizonte e da região metropolitana nesta quinta-feira (23). O setor pede “socorro” durante a pandemia da Covid-19.

A concentração do “SOS Turismo” foi na rodovia Fernão Dias, próximo da Toshiba. Os mais de 150 ônibus e carros saíram passando por Contagem, Betim e Belo Horizonte. Faixas foram colocadas nos veículos cobrando medidas dos governantes para o setor.

Em entrevista ao BHAZ, Marlene de Fátima, que trabalha com turismo há mais de 26 anos, contou algumas das reivindicações. “Pedimos o auxílio emergencial para os guias de turismo cadastrados e uma flexibilidade do governo junto aos bancos liberando o refinanciamento de ônibus comprados. Nossa luta é por todos”, diz.

Reivindicações do setor do turismo na carreata desta quinta (WhatsApp/Reprodução)

Desde que o isolamento social foi decretado, Marlene convive com os cancelamentos de viagens e até com a demissão de funcionários.

“A situação não está nada fácil. Muitas viagens foram canceladas, a nossa agência está fechada e provavelmente teremos que entregar a loja em que estamos, já que não sabemos quando a situação voltará ao normal”, conta.

A empresária teve ainda que demitir funcionários por conta da pandemia. “Nunca vivi uma crise como esta em quase três décadas no turismo”, desabafa.

Empresária participou da carreta ao lado do filho (Arquivo pessoal/Marlene de Fátima)

O momento final da carreata ocorreu na região Central de Belo Horizonte. O BHAZ flagrou o momento em que os manifestantes passavam pela Praça Raul Soares.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!