Adolescente dá ‘mata-leão’ em guarda municipal durante ação contra linha chilena

Adolescente atacou guarda municipal durante abordagem (Reprodução/WhatsApp)

Uma ação da Guarda Municipal de Belo Horizonte contra o uso da chamada linha chilena, produzida com material cortante que pode matar, terminou com um rapaz de 18 anos detido, no bairro Pompeia, na região Leste da capital. Durante a abordagem, 30 latas do material também foram apreendidas. A ação ocorreu nessa terça-feira (26).

A abordagem dos guardas ainda foi marcada pela forma como um adolescente envolvido reagiu. Ele surpreendeu um dos guardas municipais com um “mata-leão” e jogou o agente ao chão. Vídeos que mostram o momento circulam por meio de grupos no WhatsApp.

Nas imagens, é possível ver que o guarda se desvencilhou do adolescente. O agente não sofreu ferimentos e contou com a ajuda de colegas após o ataque.

Segundo a corporação, no entanto, o grupo abordado fugiu na sequência. O jovem preso foi reconhecido mais tarde por conta de uma tatuagem. Ele foi levado para a Ceflan 2 (Central de Flagrantes da Polícia Civil), no Santa Tereza.

Crime

A linha chinela tem sido a preferida dos praticantes de papagaio. O material é resistente e tem um poder de corte quatro vezes mais maior que uma linha com cerol feito de vidro. O cerol chileno é feito com uma mistura de quartzo e óxido de alumínio.

Em Minas, o uso da linha chilena é crime tipificado pela Lei 14.349 de 2002. As penas podem ser de detenção e multa de até R$ 1,5 mil para quem usar o material cortante. Vender a linha também é crime e a detenção pode ser de dois a cinco anos de prisão, além de multa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!