Risoleta Neves atinge 100% de leitos ocupados destinados à Covid-19

risoleta neves
Hospital Risoleta Tolentino Neves atingiu 100% de ocupação dos leitos de CTI destinados à Covid-19 (Google Street View/Reprodução)

O Hospital Risoleta Tolentino Neves atingiu, pela primeira vez, 100% de ocupação dos leitos de CTI destinados à Covid-19, nesta segunda-feira (15). Mesmo não sendo referência no atendimento à pessoas com a doença, o local é um “termômetro” da capital, segundo infectologista. Ações já estão sendo pensadas para contornar a situação, que é considerada preocupante.

Segundo o boletim divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), nesta segunda-feira (15), Belo Horizonte tem 3.420 casos confirmados e 67 mortes causadas pelo novo coronavírus (saiba mais aqui). No total, em Minas Gerais, são 21.728 infeções e 481 mortes pela doença.

Mônica Costa, Diretora Técnico-Assistencial do Risoleta Neves, diz que a ocupação máxima dos leitos, pela primeira vez, acendeu um alerta interno no hospital. São 11 leitos de CTI para pacientes com o novo coronavírus, os quais já estão todos ocupados. Além disso, o local possui 24 leitos de enfermaria para a Covid-19, que ainda não estão lotados.

O que diz o hospital?

“A nossa estrutura para a Covid-19 é pequena, pois somos um local de retaguarda, que não é destinado à doença. Porém, é significativo o que está acontecendo. Já estamos planejando uma possível abertura de novos leitos, mas nada certo até o momento”, explica a diretora-assistente do hospital.

Costa ainda explica que, desde a semana passada, está acompanhando o crescimento no número de casos. “Não só em BH, mas no Estado todo. Como BH, atualmente, é o grande centro de referencia para o paciente crítico em Minas, muitos doentes vêm para a capital. Outros municípios não têm a estrutura para receber tais pacientes, o que acaba ocupando ainda mais leitos”, relata.

Por meio de nota (leia abaixo na íntegra), o hospital diz que o Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 do Risoleta vem acompanhando “o crescimento de casos do novo coronavírus em Minas Gerais e em BH, mantendo contato constante com os gestores municipais e estaduais de saúde, além da análise sistemática da situação do próprio Risoleta”.

O hospital afirma que a maior preocupação “é conciliar a assistência aos pacientes com suspeita/confirmação de Covid sem deixar de atender às outras demandas – por sermos um hospital geral, com Pronto-Socorro e Maternidade abertos 24 horas/dia”.

Preocupação

O infectologista Unaí Tupinambás reforça que, mesmo não sendo um hospital de referência para a Covid-19, o local é um “termômetro”, já que atende pacientes de diversas cidades. “É com muita preocupação que vemos isso. O índice de ocupação tem aumentado de forma exponencial. É um sinal claro de que a epidemia realmente chegou à capital”, alertou.

“Temos que ver quais os próximos passos das autoridades. Fato é que uma das ferramentas mais potentes é o isolamento social, que tem caído muito. O que não podemos é colapsar o sistema saúde. Não são somente as vítimas da Covid-19, as outras doenças continuam acontecendo da mesma maneira”, relatou o infectologista.

Segundo última boletim divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), nessa sexta-feira (12), a taxa de ocupação dos leitos de UTI para a Covid-19 chegou a 74%. Já as enfermarias destinadas para a doença, estão com 58% dos leitos ocupados.

“A expectativa é que chegue a 80% de ocupação durante esta semana. De acordo com relatos de colegas, a situação já está complicada em alguns locais. O aumento exponencial dos casos pode nos levar a medidas mais rigorosas para controlar a doença”, completa o infectologista.

Nota do Risoleta Neves

Neste momento, os 11 leitos de CTI destinados a pacientes suspeitos/confirmados de Covid-19 estão 100% ocupados. Ressaltamos que esse número pode mudar a qualquer momento com a alta de usuário para enfermaria Covid ou transferência para outros hospitais de referência.

Não somos referência na rede de BH para casos do novo coronavírus e esses leitos de CTI são de retaguarda para a demanda de pacientes que chegam o Risoleta e apresentam necessidade de terapia intensiva.

O Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 do Risoleta vem acompanhando o crescimento de casos do novo coronavírus em Minas Gerais e em BH, mantendo contato constante com os gestores municipais e estaduais de saúde, além da análise sistemática da situação do próprio Risoleta. Nossa preocupação é conciliar a assistência aos pacientes com suspeita/confirmação de Covid sem deixar de atender às outras demandas – por sermos um hospital geral, com Pronto-Socorro e Maternidade abertos 24 horas/dia.

Diante de um agravamento da situação, estudamos junto aos gestores de saúde do município a viabilidade de abertura de mais leitos no próprio Risoleta .”

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!